Cristina Martins é professora de Português e acaba de editar o seu segundo livro, intitulado “O Herdeiro”. A obra foi apresentada na Feira do Livro de Lisboa, no último sábado, e será apresentada na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço, na Guarda, a 1 de outubro.
Natural de Aldeia Velha (Sabugal), a autora adianta que no livro editado pela Cordel d’Prata retrata «a visão que temos dos nossos pais, que parecem não ter tempo para nós quando, afinal, eles dedicam-nos o seu tempo. Isto é, dedicam-se ao trabalho e acabam por não ter tanto tempo para brincar». A ideia de “O Herdeiro” surgiu de um simples gesto: «Vi um menino, com cerca de 8 anos, a aproximar-se do pai – que estava a trabalhar imenso – para lhe pedir um beijo e o pai parou o que estava a fazer para lho dar. Achei aquele momento maravilhoso e decidi reproduzi-lo pensando na minha vida pessoal», conta a professora ao O INTERIOR.
A obra é considerada como literatura infantil, mas a escritora diz mesmo que «deve ser lido também pelos adultos, uma vez que retrata a visão dos filhos acerca da vivência dos pais». Quanto ao gosto pela escrita, Cristina Martins diz que foi desenvolvido «sobretudo na escola» e que escreve «por impulso», revelando que o terceiro livro «não está muito longe». Para a autora, é um «privilégio e uma honra poder lançar oficialmente a obra na Biblioteca Municipal da Guarda».