Cultura

CineEco regressa a Seia em Outubro com 64 filmes de 27 países

Cinema Na Copa De Uma Arvore Em Uma Velha Tela De Floresta Em Meio Ao Dossel Da Natureza 879736 10750
Escrito por Efigénia Marques

O 30º CineEco – Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela regressa a Seia entre 10 e 18 de outubro, desta vez com 64 obras cinematográficas de 27 países, selecionadas entre cerca de 1.500 filmes submetidos à competição. Neste ano a homenagem é feita às pessoas do concelho de Seia e à «sua ligação à natureza», pelo que serão apresentados 30 rostos locais para o representar.
«A 30.ª edição do CineEco exibe uma seleção oficial de longas, médias e curtas-metragens internacionais e em língua portuguesa, oferecendo novas perspetivas e narrativas sobre os desafios enfrentados pelo planeta, habitats e espécies», explica a autarquia.
Entre os temas abordados estão a ecnologia e o saber ancestral, as comunidades indígenas e a sua luta contra ameaças privadas, o estatuto jurídico de entidades naturais, os problemas ecológicos de grandes centros urbanos, a resistência de agricultores e ativistas em defesa da terra, a agricultura regenerativa, a caça, e a atenção às espécies selvagens, como o lobo, a baleia e o leopardo-das-neves. Há 36 filmes internacionais em competição que retratam problemas em locais como a Nova Zelândia, México, Estados Unidos e vários países europeus.
A curadoria do Festival é de Cláudia Marques Santos, Daniel Oliveira e Tiago Fernandes Alves.

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply