A primeira “Caravana Literária – Festa da Literatura e do Pensamento” vai ter lugar nos municípios da Guarda, Almeida e Vila Nova de Foz Côa entre esta sexta-feira e domingo.
A iniciativa insere-se na candidatura da Guarda a Capital Europeia da Cultura em 2027 e tem o objetivo de homenagear, anualmente, um autor que tenha ligação aos concelhos que integram essa mesma candidatura. Nesta primeira edição a homenagem recai sobre Eduardo Lourenço (1923-2020), filósofo e ensaísta natural de São Pedro do Rio Seco (Almeida). «Uma homenagem ao gigante português do pensamento que será protagonizada por poetas, pensadores, escritores e pela voz da poesia, em colaboração com músicos e atores», adianta a organização em comunicado enviado a O INTERIOR.
O primeiro dia do evento começa na Guarda, com a abertura oficial a ter lugar na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço pelas 10 horas, seguem-se depois momentos de poesia e conferências em diferentes locais da cidade. A primeira jornada termina no TMG com um concerto de Sérgio Godinho. Já no sábado, a caravana segue para Almeida, para onde estão programadas atividades de homenagem ao pensador, nomeadamente a inauguração do Largo Eduardo Lourenço e de uma obra da artista plástica Graça Morais. Para terminar esta primeira edição, a caravana vai estar no domingo em Foz Côa, que será palco da conferência “Eduardo Lourenço leitor de poesia”, entre outras iniciativas. O concerto do projeto La Lys – Warsongs encerra o evento.