Cara a Cara

«Os queijos DOP, como oferta turística, aproximarão o turista das tradições, histórias e atores da fileira»

Cara
Escrito por Efigénia Marques

P – O que é esta e o que se pode encontrar nesta rota turística e gastronómica dos queijos do Centro de Portugal?
R – A Rota Turística e Gastronómica: Queijos da Região Centro é uma iniciativa promovida pela Inovcluster e financiada pelo Programa Valorizar (linha de apoio à valorização turística do interior) do Turismo de Portugal que oferece experiências associadas aos recursos endógenos “Queijos com DOP” produzidos em três regiões com Denominação de Origem Protegida no Centro de Portugal: Beira Baixa, Serra da Estrela e Rabaçal. É composta por 43 agentes com ofertas diversificadas que vão desde alojamento, experiências gastronómicas associadas ao queijo com DOP, fabrico de queijo, pastoreio de rebanhos e ofertas complementares como: visitas a museus, aldeias históricas e percursos pedestres.

P – Qual é o objetivo desta iniciativa?
R – A iniciativa tem como objetivo a promoção turística da região Centro de Portugal associada aos queijos com DOP que nela se produzem. Estes queijos, como oferta turística, conduzirão e aproximarão o turista às tradições, histórias e atores da fileira. Como resultado da atratividade gerada com a rota, pretende-se incrementar a economia local e rural e com ela a valorização e reconhecimento destes queijos como produtos endógenos de valor acrescentado.

P – Como está o setor? Os queijos do Centro precisam deste tipo de promoção?
R – O setor necessita de permanente atenção para que se consiga uma valorização e preservação efetiva da produção dos queijos com DOP da região Centro (queijo Serra da Estrela DOP, queijo Rabaçal DOP e queijo da Beira Baixa DOP), uma vez que estes estão associados a uma herança territorial que lhes confere características únicas distintivas. Neste sentido, toda a promoção é necessária e fundamental para o incremento do seu consumo. há uma necessidade grande de informar o consumidor acerca da especificidade e valor destes produtos e a importância da sua existência e preservação.

P – Está previsto repetir a escola de pastores?
R – A Escola de Pastores foi uma ação promovida no âmbito da iniciativa “Programa de Valorização da Fileira do Queijos da Região Centro” que decorreu entre 2019 e 2022 tendo sido realizada em segundas edições. A curto prazo não está prevista a realização de nova edição.

P – Que outros projetos se perspetivam para divulgar o setor?
R – A Inovcluster, enquanto cluster Agroindustrial do Centro, encontra-se permanentemente em busca de novos projetos e parcerias que procurem valorizar e dinamizar o setor agroalimentar, no qual se insere o setor dos queijos. Esperamos que os novos quadros comunitários tragam novas oportunidades e desafios para esta fileira.

___________________________________________________________________

CHRISTELLE DOMINGOS

Coordenadora da Rota Turística e Gastronómica: Queijos da Região Centro

Idade: 38 anos

Naturalidade: França

Profissão: Gestora

Currículo (resumido): Licenciada em Sociologia pela Universidade Nova de Lisboa; Pós-Graduação em Gestão (ISG) e Empreendedorismo (Universidade de Aberdeen – Escócia) e mestranda em Gestão pela Universidade da Beira Interior; Atualmente é diretora-executiva da Inovcluster; Consultora de “start-ups” e projetos sociais; Colaborou com várias incubadoras do país quer na sua criação, como posteriormente na sua dinamização, como o ecossistema “Alvaiázere +”, as incubadoras Ericeira e Mafra Business Factory e a primeira incubadora social de Castelo Branco, a Social IN: Inclusão & Inovação.

Livro preferido: “Cem Anos de Solidão”, de Gabriel García Márquez

Filme preferido: “Os Condenados de Shawshank”, de Frank Darabont

Hobbies: Corrida, ler livros, ver séries e filmes e viajar.

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply