Cara a Cara

«Os Campeonatos Nacionais Universitários vão “abanar” a Covilhã e o Fundão»

Escrito por Jornal O INTERIOR

Entrevista a Ricardo Nora, Presidente da Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI), entidade coorganizadora dos Campeonatos Nacionais Universitários

P – Quantos atletas são esperados para participar nas finais dos Campeonatos Nacionais Universitários, que estão a decorrer na Covilhã e Fundão?
R – Contamos com mais de 1.000 estudantes atletas e mais de 1.500 pessoas envolvidas na organização das provas, que começaram esta segunda-feira e terminam a 30 de junho.

P – O que representa para a AAUBI a receção e organização da maior competição do desporto universitário em Portugal?
R – Receber aquele que é o maior evento desportivo universitário e o primeiro grande evento nesta era Covid é o reconhecimento do trabalho que temos vindo a fazer ao longos dos últimos anos. É uma aposta clara no desporto. Acredito que este evento irá “abanar”, no bom sentido, as cidades da Covilhã e Fundão.

P – Quais foram as maiores dificuldades sentidas na organização do evento?
R – As dificuldades em organizar um evento deste género são muitas, ainda para mais com as restrições que a pandemia nos impõe e numa altura do ano em que muitos estudantes já estão de férias e as temperaturas são muito elevadas na região. Tivemos a colaboração e apoio de diversas entidades e clubes das duas cidades onde vão decorrer as provas, o que nos ajudou a ultrapassar os obstáculos. Muito do mérito do sucesso deste evento vai para eles.

P – Pensa haver equipas ou atletas locais com hipóteses de ganharem medalhas?
R – Foi uma época muito difícil para todos, sobretudo para os atletas, e foi um esforço muito grande mantermos a prática desportiva ativa na UBI durante o ano letivo. Recordo que noutras instituições de ensino superior e clubes o desporto nem retomou. As nossas equipas que estão a participar nestes Campeonatos Universitários estão focadas em alcançar os lugares do pódio e acredito que iremos conseguir um excelente resultado global.

P – A Covid-19 veio estragar ou dificultar a receção dos Campeonatos Nacionais Universitários de 2021?
R – Estaria a mentir se o negasse, claro que sim. Os cuidados foram muitos e a saúde pública foi o que mais pesou na preparação deste evento. Foi precisa uma logística muito grande para receber tantos participantes em segurança e penso que o objetivo está a ser cumprido.


RICARDO NORA

Presidente da Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI), entidade coorganizadora dos Campeonatos Nacionais Universitários

Idade: 25 anos

Naturalidade: Coimbra

Profissão: Estudante

Currículo (resumido): Licenciado em Gestão pela UBI; a frequentar o último ano do Mestrado em Engenharia e Gestão de Industrial; Presidente da AAUBI desde 2019

Filme preferido: “Amigos Inseparáveis”, de Fisher Stevens

Livro preferido: “Ensaio sobre a Cegueira”, de José Saramago

Hobbies: Ler um livro ou ver um bom filme.

Sobre o autor

Jornal O INTERIOR

Leave a Reply