P – Ganhou até agora todas as provas do nacional de montanha. Acha que conseguirá ser novamente campeão (depois de conseguir o título em 2015)?
R – Na minha opinião, estamos no bom caminho. Vamos continuar a lutar pelo mesmo objetivo em todas as provas. Para já, ainda precisamos de garantir a presença em todas elas, e isso é o mais importante.
P – O que ditou a sua ausência nestes últimos anos?
R – O principal motivo para a minha ausência das competições foi a falta de apoios e também de disponibilidade em termos profissionais. Em 2018 era completamente impossível para mim conseguir ter tempo para competir.
P – Quais são as suas prinicpais dificuldades no que respeita à participação no campeonato?
R – Sem dúvida a parte financeira. Hoje em dia é imperativo ter os contactos e os amigos certos para conseguir apoios. Num mundo perfeito, os benefícios deveriam ser provinientes dos resultados desportivos, mas infelizmente nem sempre é assim.
P – Quais as suas expetativas para esta época? Acha que é possível vencer todas as provas do nacional?
R – O meu objetivo desde que montei este projeto é claro: lutar pelo título de campeão nacional absoluto. Seria fantástico vencer todas as provas, mas o mais importante neste momento é vencer no final e sagrar-me novamente campeão.
P – Relativamente à participação na Rampa da Serra da Estrela, na Covilhã, este fim de semana. Quais são os seus trunfos?
R – Acho que o trunfo de todos os covilhanenses que participam nesta prova é, sem dúvida, o conhecimento do traçado. Quero aproveitar isso como vantagem, juntamente com o potencial do meu carro de prova, o Silver Car EF10, para lutar pela vitória. Esperemos que tudo corra pelo melhor.
P – Acha possível que um dia competir no Europeu de Montanha? O que é preciso para lá chegar?
R – Sim é possível, e foi claramente algo em que já pensei. O orçamento necessário é bastante mais elevado. Teríamos que ter recursos e patrocínios muito maiores, além de uma maior disponibilidade pessoal e profissional para competir. Infelizmente, a minha vida profissional não me permite despender tanto tempo quanto gostaria para poder concretizar esse sonho.
Perfil de João Fonseca:
Piloto do Campeonato Nacional de Montanha
Naturalidade: Covilhã
Idade: 40 anos
Profissão: Empresário
Currículo: Trabalhador na empresa de família “CICOL” desde 1998 e gerente da mesma desde 2010; Gerente da empresa Líder, Lda. desde 2018; Ganhou diversos prémios em competições de automobilismo e sagrou-se campeão nacional absoluto/ campeão nacional Cat.1/ campeão nacional Grupo CN/ E2-SC – (Norma M20FC) em 2015
Filme preferido: Não tem
Livro preferido: Não tem
Hobbies: Viajar, praticar ski