Cara a Cara

«O Agrupamento de Escolas de Trancoso quer reforçar laços e cooperar com a comunidade educativa»

Cara
Escrito por Jornal O INTERIOR

Entrevista a Armando Neves, Diretor do Agrupamento de Escolas de Trancoso

P – Como vai ser comemorado o (Open Day AET) Dia do Agrupamento de Escolas de Trancoso?
R – O Agrupamento de Escolas de Trancoso (AET) promove pela primeira vez um Dia Aberto com o objetivo de reforçar laços identitários e estreitar mecanismos de cooperação com a comunidade educativa. Ainda que num momento particularmente difícil, entendemos desafiar-nos a concretizar este projeto que envolverá mais de 700 alunos de todas as escolas do Agrupamento, que serão enquadrados e apoiados por cerca de 200 elementos do pessoal docente e não docente. Para cumprir as regras em vigor, submetemos à apreciação da autoridade de saúde pública um plano de contingência e segurança que obteve parecer positivo e foi divulgado interna e externamente. As atividades vão realizar-se nos espaços interiores e exteriores das escolas básicas (1º, 2º e 3º ciclos) e secundária, numa área de aproximadamente 60.000m2, envolvendo todos os grupos disciplinares e contando com a colaboração de mais de 25 parceiros públicos e privados.
Haverá atividades laboratoriais, experimentais e desportivas, ateliers de arte, dramatizações, “peddy-papers”, workshops diversos, exposições permanentes, jogos lúdicos, apresentações, projeção de filmes, rastreios, atividades de busca e salvamento, simulacros de segurança rodoviária, etc.

P – Qual é a mensagem que deixa à comunidade escolar neste dia emblemático?
R – De compromisso, envolvimento e inspiração numa Escola onde a Inovação, o Desafio, a Criatividade, a Solidariedade e a Inclusão possam constituir-se como catalisadores da Formação Integral dos seus alunos.
Uma escola que se projete desde o interior do país para uma realidade universal e global com os olhos postos no futuro, através das ações candidatadas e aprovadas ao programa ERASMUS+, atenta aos fenómenos sociais aos problemas da emancipação juvenil, ao associativismo, à educação não formal e construção da cidadania.

P – Como se caracteriza atualmente o Agrupamento (nº de alunos, professores, auxiliares, etc.?
R – Neste ano letivo estão em funcionamento por tipologia, sete grupos do ensino pré-escolar distribuídos por cinco jardins de infância, cinco escolas do ensino básico com primeiro ciclo, duas do ensino básico com segundo e terceiro ciclos e uma do ensino secundário. O universo de alunos ronda os 750, sendo de cerca de duas centenas o número do pessoal docente e não docente.
A nossa oferta educativa e formativa consiste na educação pré-escolar, 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico e ensino secundário regular, registando-se nos últimos dois anos um aumento significativo das disciplinas optativas disponibilizadas (Geometria Descritiva A, Espanhol, Economia A e C, Física, etc.), que permitem a construção de um percurso formativo próprio. A oferta curricular de âmbito profissional é assegurada pela Escola Profissional de Trancoso (EPT), numa lógica de complementaridade e cooperação que temos vindo a fomentar.

P – E como se perspetiva o futuro, tendo em conta os indicadores demográficos da região?
R – A baixa natalidade, os fluxos migratórios, sobretudo no que respeita à população mais jovem, e o envelhecimento de grande parte da população residente são constrangimentos que não podemos de forma alguma ignorar, nem tão pouco alterar no imediato. No momento em que decorre o processo de transferência de competências para os municípios em matéria de Educação, é indispensável o reforço da cultura de Escola, sua identidade e independência pedagógica.

P – Estamos, ou não, a caminhar para que deixe de haver ensino secundário em todos os concelhos do distrito da Guarda?
R – Não havendo, como tudo parece indicar, uma inversão expressiva da tendência demográfica essa é uma realidade que teremos de aceitar, sendo essencial a reformulação da oferta educativa e as respetivas cartas educativas.
Conscientes desta realidade e assumindo uma relação de cooperação com a EPT, estamos a divulgar no concelho e municípios limítrofes a nossa oferta formativa, as residências de estudantes e a rede de transportes escolares.
A campanha, subordinada ao tema “Trancoso: estudar com qualidade, viver com qualidade”, é apoiada pela autarquia e pretende afirmar Trancoso como um concelho de referência no ensino secundário no norte da CIM Beiras e Serra da Estrela.

P – Quais são as principais carências do Agrupamento?
R – A diminuição generalizada do número de docentes, bem como o seu envelhecimento, a percentagem de alunos beneficiários da ação social escolar, tendo como base o contexto socioeconómico, cultural e baixo nível de instrução das famílias que resulta em dificuldades de envolvimento no processo educativo dos seus educandos.

P – Que projetos pensa implementar nos próximos anos?
R – Queremos estabelecer processos para a formação integral de cidadãos/alunos de forma a que estes possam estar munidos das ferramentas que lhes permitam a melhor tomada de decisão sobre o seu trajeto escolar, tendo como base a liberdade, tolerância, responsabilidade, solidariedade, partilha e excelência, valores intrinsecamente assumidos. O desenvolvimento desta forma de estar permite acrescentar competências, abrir horizontes, multiplicando alternativas e quebrar pré-conceitos, barreiras e padrões estabelecidos. Esta visão de “Escola” onde seja possível identificar coletivamente fragilidades e obstáculos, mas sobretudo desafiar toda a Comunidade Educativa na apresentação de soluções, constitui-se como agente social transformador. Paralelamente, pretendemos reforçar a identidade, imagem e serviço prestado junto da comunidade, consolidando e estabelecendo novas parcerias para, logo que as condições sanitárias o permitam, disponibilizar espaços escolares para atividades desportivas, culturais, lúdicas e associativas. Resumindo, queremos afirmar-nos como “Escola de Causas”, cuja ação assenta no envolvimento da comunidade sob o lema do nosso projeto educativo “Uma ESCOLA de SABERES, de e para TODOS”.


ARMANDO NEVES

Diretor do Agrupamento de Escolas de Trancoso

Idade: 46 anos

Naturalidade: Guarda (Sé)

Profissão: Professor

Currículo (resumido): Professor de Educação Física desde 1993; Foi técnico superior de juventude na delegação da Guarda do Instituto Português da Juventude entre 1998 e 2000 e vice-presidente da Câmara Municipal de Celorico da Beira entre 2001 e 2005; De 2006 a 2018, paralelamente à sua atividade docente, foi diretor-executivo da Federação das Associações Juvenis do Distrito da Guarda; É diretor do Agrupamento de Escolas de Trancoso desde julho de 2019

Filme preferido: “O Padrinho”, Francis Ford Coppola

Livro preferido: “Mandela: The Long Walk To Freedom”, de Nelson Mandela

Hobbies: Desporto (corrida e bicicleta)

Sobre o autor

Jornal O INTERIOR

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