Arquivo

XXIª edição do “Nevestrela” sai para a Serra no sábado

Actividade deverá contar com a participação de cerca de 400 montanheiros de todo o país

O Clube de Montanhismo da Guarda (CMG) e a Associação Cultural dos Amigos da Serra da Estrela (ASE) organizam este fim-de-semana, no Covão d’Ametade, a XXIª edição do “Nevestrela”. Ao todo, a organização desta actividade de montanha, que começa no sábado e termina na terça-feira de Carnaval, está a contar com a presença de cerca de 400 montanheiros vindos de todo o país.

O “Nevestrela” é uma iniciativa «que já tem um certo nome e estatuto e na qual as pessoas fazem questão de participar», assevera João Adaixo, presidente do CMG, sendo ainda «um dos pontos altos» na vida da colectividade, uma vez que é uma «actividade clássica» que se faz ininterruptamente há 21 anos. O preço das inscrições, que poderão ser feitas no próprio dia do acampamento, é de oito euros para associados do CMG e federados na Federação Portuguesa de Montanhismo, enquanto os outros interessados, que terão que possuir o equipamento necessário e uma «boa preparação física», pagarão 10 euros. Como a neve nos últimos tempos não tem feito a sua aparição, o que, no entanto, poderá suceder «de um momento para o outro», a organização está a prever a realização de várias actividades alternativas como a escalada em rocha, uma vez que o tempo «parece estar de feição», sublinha Adaixo. O acampamento dos participantes ficará localizado no Covão d’Ametade (Manteigas), mas as caminhadas e as iniciativas vão alargar-se às zonas envolventes.

A XXIª edição do “Nevestrela” começa sábado de manhã com a abertura do secretariado e a montagem do acampamento, seguindo-se uma tarde reservada a actividades livres e ao convívio, para à noite ter lugar o fogo de campo, uma entrega de lembranças e um breve comentário, aberto, pelos dirigentes da federação, antes de ser decretado silêncio às 23 horas. Já no domingo, está agendada para as 8 horas a saída para um percurso pedestre de longa duração, iniciando-se meia-hora mais tarde o percurso de curta duração para os “menos aventureiros”. Às 9 horas começam as actividades livres e a partir das 14 horas, os participantes poderão usufruir de uma parede de escalada artificial para uso livre. A segunda-feira será dedicada a actividades técnicas orientadas pelo CMG e a actividades livres. Finalmente, na terça-feira, o encerramento está marcado para as 13 horas. Para mais informações sobre esta actividade, os interessados podem contactar o CMG através do telefone 271222840, e-mail: clube.montanhismo.guarda@clix.pt ou no site www.montanhismo-guarda.pt.

Sobre o autor

Leave a Reply