Arquivo

Vítor Pereira quer barragem da Covilhã até ao final do mandato

Empreendimento deverá surgir noutro local do vale da Ribeira das Cortes a jusante do inicialmente previsto

O presidente da Câmara da Covilhã conta lançar a construção da Barragem da Ribeira das Cortes até ao final deste mandato. O anúncio foi feito por Vítor Pereira na semana passada, após uma reunião extraordinária do executivo.

O assunto foi analisado nesta sessão de Câmara devido ao processo de visto do Tribunal de Contas para uma fase da obra já contratualizada. No final da reunião, o autarca adiantou aos jornalistas que o empreendimento deverá surgir numa nova localização a jusante da prevista anteriormente e que o secretário de Estado do Ambiente terá «manifestado total apoio» à sua construção. «Há maior viabilidade neste local “B”, também situado no vale da Ribeira das Cortes, e estamos a trabalhar na elaboração do projeto nesta primeira fase que inclui a construção de seis reservatórios e de cerca de 30 quilómetros de condutas e adutoras, com um custo aproximado de 11 milhões de euros», afirmou Vítor Pereira.

O presidente do município acrescentou que «ainda há muitos passos a dar» para concretizar um projeto que «tem décadas», mas que o trabalho necessário à sua viabilização está a ser feito. «A nossa vontade é que a obra avance o mais rápido possível. Tudo faremos para que seja lançada ainda neste mandato, mas não faço juras ou promessas de demissão caso não consiga a construção da barragem em determinado prazo», afirmou aos jornalistas. A construção da Barragem da Ribeira das Cortes, vocacionada para o abastecimento de água ao concelho, tem financiamento assegurado do POVT e da componente de capital próprio proveniente do Banco Europeu de Investimentos.

Sobre o autor

Leave a Reply