A 18ª Gala Spal acontece sábado à noite no TMG, onde vão ser homenageados vinte pilotos do distrito da Guarda que se destacaram na última época desportiva.
Da lista constam o motard Mário Patrão, vencedor da classe Maratona do último Rali Dakar, que terminou na 13ª posição da geral; António Mendonça, Filipe da Silva, Hugo Santos, José António Pereira, Nuno Costa, Paulo Dias, Sérgio Loureiro e Tiago Saraiva (Navegação); Nuno Aires Costa (Radiomodelismo); e António Matias, António da Silva e Nuno Rodrigues da Silva (Ralis). O Clube Escape Livre vai também distinguir Joaquim Morgado, Luis Miguel Vicente e Rui Loureiro (Slalom); David e Sérgio Saraiva e Francisco Carvalho (Velocidade), bem como Guilherme Santos (Quad-cross). Todos participaram nas provas oficiais das suas categorias do desporto motorizado. Como novidade desta edição, está a alteração do nome do troféu do piloto mais votado nesta noite, denominando-se agora Troféu Piloto do Ano Scutvias.
Além deste galardão, será atribuído o Troféu Prestígio João Lopes e Troféu Manuel Gião, que premeiam individualidades, empresas ou organismos representativos nas atividades do Escape Livre e na promoção ou desenvolvimento da região da Guarda. A gala, que tem início previsto para as 21 horas, conta ainda com um momento de humor e música protagonizado pelos Planeta Fluffen no grande auditório. Os bilhetes já se encontram à venda no TMG. A atividade marca o início não apenas do calendário 2016, mas também das comemorações do 30º aniversário do Clube Escape Livre.