Arquivo

Vinhos da Beira Interior em destaque

Produtores da região ganham duas medalhas de ouro e oito de prata no XV Concurso Mundial de Vinhos e afirmam-se no mercado britânico

Os vinhos da Beira Interior conquistaram duas medalhas de ouro e oito de prata no Wine Masters Challenge 2013 – XV Concurso Mundial de Vinhos, que decorreu no Estoril. Já a região vitivinícola assegurou o quinto lugar do ranking de um certame em que participaram mais de cinco mil vinhos de vários países.

O ouro foi para dois vinhos da Quinta dos Termos, o Quinta dos Termos Reserva do Patrão 2009 Tinto e o Quinta dos Termos O Deslize de Virgílio Loureiro Tinto. Já a Adega Cooperativa da Covilhã ganhou duas medalhas de prata com os vinhos Colheita do Sócio Garrafeira 2008 Tinto e Piornos Reserva Tinto e a Adega do Fundão obteve três medalhas com o Cova da Beira 2012 Branco, o Cova da Beira 2012 Rosé e o Fundanus Prestige- Aragonez/Jaen 2011 Tinto. O Quinta da Moitinha 2011 Tinto e o Alma da Beira Tinto 2009 da Vinolive foram distinguidos com duas medalhas de prata, enquanto o Quinta dos Termos 2010 Tinto também obteve prata. Para a Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior (CVRBI), estas distinções são «mais um passo na afirmação da qualidade e notoriedade dos nossos vinhos».

De resto, também é da Beira Interior que se fala no mercado britânico. Na semana passada, o conceituado crítico Olly Smith selecionou dois vinhos desta região para as 50 melhores marcas portugueses à venda no Reino Unido. A escolha recaiu sobre o branco Beyra Quartz DOC Beira Interior 2011, de Rui Roboredo Madeira, e o tinto Almeida Garrett, DOC Beira Interior TNT 2010, comercializado pela Sociedade Agrícola da Beira (SABE). A CVRBI recorda que os vinhos da Beira Interior fazem parte desta lista pelo quinto ano consecutivo e considera a decisão um «motivo de satisfação, orgulho e responsabilidade» para os produtores em causa e para toda a região demarcada. Entretanto, os vinhos das Adegas da Covilhã e do Fundão, assim como os produtores SABE (vinhos Almeida Garrett), 2.5 Vinhos de Belmonte, Quinta dos Currais e Quinta dos Termos participaram em três ações promocionais no Brasil, que é atualmente o quinto importador de vinhos portugueses.

Sobre o autor

Leave a Reply