Arquivo

Vale Glaciar do Zêzere concorre às “7 Maravilhas Naturais de Portugal”

Património geológico e biogenético únicos da zona sustentam candidatura apresentada pela Câmara de Manteigas

O Vale Glaciar do Zêzere, na Serra da Estrela, está na corrida à eleição das “7 Maravilhas Naturais de Portugal”. A candidatura foi apresentada pela Câmara de Manteigas, que considera o sítio uma «maravilha da Natureza».

Falhada que foi a candidatura a Património Natural da UNESCO, no início deste século, a zona concorre agora a um reconhecimento de menor destaque e protagonismo nas categorias de Grandes Relevos e Áreas Protegidas. Integrado no Parque Natural da Serra da Estrela e classificado como Rede Natura 2000, o Vale Glaciar nasce na Nave de Santo António e estende-se ao longo de 13 quilómetros até Manteigas, o que faz dele um dos mais extensos da Europa. Formou-se há mais de 20 mil anos a partir do movimento do gelo acumulado na calote gelada da zona da Torre. Em forma de U, possui «belezas geológicas inigualáveis, como as austeras rochas graníticas dos Cântaros Magro, Gordo e Raso (situados a 1.928 metros de altitude), e reservas biogenéticas de elevado valor natural e paisagístico», adianta a autarquia em comunicado. É também um local de pastorícia, cujas marcas são as levadas e as cortes, locais de abrigo para pastores e rebanhos construídos em granito nas encostas.

Outro argumento invocado pela autarquia é a «incomparável beleza» do Covão D’Ametade, uma antiga lagoa glaciar no sopé do Cântaro Magro (1.420 metros) substituída com o tempo pelos conhecidos relvados naturais (cervunais) e por uma pequena floresta de bétulas. O lugar é um dos mais surpreendentes e aprazíveis da Serra da Estrela. A candidatura foi apresentada no início do mês, estando a New 7 Wonders Portugal, entidade responsável pela iniciativa, a fazer o levantamento exaustivo dos locais a considerar. Além das categorias de Grandes Relevos e Áreas Protegidas, estão a concurso as Zonas Marinhas, Grutas e Cavernas, Praias e Falésias, Florestas e Matas e Zonas Aquáticas Não Marinhas. A lista inicial inclui cerca de 800 sítios por todo o país e ilhas, sendo que os 21 finalistas (três por cada categoria) terão de ser escolhidos até 7 de Março de 2010 e postos a votação pública até 7 de Setembro. Para assegurar a representatividade geográfica do país, a fase final deve incluir pelo menos um local de cada uma das sete regiões portuguesas (Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo, Algarve, Açores e Madeira).

A iniciativa destina-se a eleger os sete monumentos naturais com «um ou mais aspectos de raridade ou representatividade em termos ecológicos, estéticos, científicos e culturais». Com isso, a eleição das “7 Maravilhas Naturais de Portugal” pretende contribuir para divulgar o nosso património natural para poder ser preservado, já que em 2010 celebrar-se-á o Ano Internacional da Biodiversidade.

Luis Martins Vale formou-se há mais de 20 mil anos por força do degelo da calote da zona da Torre

Vale Glaciar do Zêzere concorre às “7 Maravilhas Naturais de Portugal”

Sobre o autor

Leave a Reply