Arquivo

Vá até lá: Visite o concelho da Mêda

Território inóspito, cheio de riquezas naturais e patrimoniais, o concelho da Mêda, “onde o Douro encontra a Serra”, é também um território desconhecido que vale a pena visitar. Entre as serranias verdejantes e os planaltos profundos plantados de amendoeiras e oliveiras, de socalcos cavados para a vinha e uma flora esquisita povoada por uma fauna intensa e tão apreciada por caçadores, estas são terras de grandes perspetivas e ambiente natural.

Perdido entre a espiritualidade das ruínas da Aldeia Histórica de Marialva, onde as Casa do Côro são referência pela qualidade e glamour, e o Património Mundial do Douro Vinhateiro, o concelho da Mêda tem muito para visitar. Entre as ruínas agrestes do castelo de Ranhados e as Termas de Longroiva, que brevemente terão um dos mais excêntricos e belos hotéis da região, o visitante poderá conhecer os solares da Coriscada (nomeadamente o solar dos Melo e Castro) ou, ali ao lado, as ruínas romanas de Vale de Mouro, provar os vinhos do Poço do Canto ou a aldeia de Prova e “ver” até onde a vista alcance, desde o “cimo” da cidade da Mêda, cuja paisagem é impressionante e o horizonte inalcançável.

A Mêda é isto e muito mais. Vá até lá. Aproveite o Festival Económico, uma mostra de produtos da terra, uma exposição do melhor que se faz na região.

Sobre o autor

Leave a Reply