Raúl Marques e Ricardo Lopes, 12º B
Nós participámos no estágio “Da experimentação à simulação: Eletromagnetismo”, que decorreu de 4 a 8 de julho, no Departamento de Física da Universidade de Trás-os-Montes e Alto-Douro (UTAD). O tema do estágio foi escolhido por nós: tivemos Eletromagnetismo no 11º Ano e adorámos!
Como orientador do estágio tivemos o Dr. Marco Naia, muito simpático e dedicado. Lá pudemos expandir os nossos conhecimentos em Física de Ondas e Física de Partículas, tendo-nos sido dado a oportunidade de estarmos em contacto com o mundo universitário e com um laboratório diferente dos nossos.
Aguardamos que o Newtronix.pt arranje um estágio de Física no LIP Lisboa que “fará a ponte” para a nossa vida académica. Vale a pena frequentar estes estágios!
Carolina Abrantes, Estudante de Medicina Veterinária, UTAD
As férias servem para descansar, mas na minha opinião devemos também aproveitá-las para ter experiências diferentes. Apesar de ter ingressado no ensino superior este ano, não deixei de aproveitar as minhas últimas férias de verão para frequentar um estágio de verão do Ciência Viva.
A candidatura é fácil e existe muita informação sobre eles. Depois de selecionada basta fazer as malas e fazermo-nos ao caminho até à instituição onde vamos frequentar o estágio.
Este verão fiz um estágio de Genética em Vila Real, em parceria com a UTAD e o Hospital de Vila Real. Todos os estágios são diferentes e servem principalmente para nos mostrar como é o mundo académico. Curiosamente, ingressei na UTAD como aluna e o estágio foi muito útil para que me sentisse em casa neste momento de transição entre o secundário e o ensino superior.
Ana Rita Cagigal, 11º D
No final do ano letivo 2010/2011, fui incentivada pela professora Alina Louro a participar num projeto da Ciência Viva para alunos do ensino secundário em diferentes universidades do país. O curso que escolhi estava relacionado com a medicina veterinária (“Viagem ao Mundo dos Dermatófitos”) e, como tal, acabei por ir parar à Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).
Não esperava, de todo, que esta experiência se revelasse tão enriquecedora, tanto a nível pessoal como profissional. Bastou uma simples semana para me abrir completamente os horizontes acerca de como é a vida numa universidade e, claro, para me despertar o interesse na área da medicina veterinária. Termino acrescentando que foi uma experiência maravilhosa e que quero, definitivamente, repetir.
Maria Inês Coutinho Antunes (11.º D)
O projeto Ciência Viva lança todos os anos diversos desafios aos alunos do ensino secundário. Após o término das aulas do ano letivo anterior, decidi entrar num destes desafios. Uma semana passada em Vila Real, na UTAD, em contacto direto com a vida universitária e profissional serviu para abrir novos horizontes, aplicar conhecimentos já adquiridos, aprofundando-os conjuntamente com novos que me foram transmitidos. Posso mesmo dizer que foi uma experiência a todos os níveis, desde chegar a uma cidade onde tudo e todos nos é totalmente desconhecido como toda a experiência científica. Sendo estes desafios oportunidades únicas, recomendo a que os aceitem e que aproveitem esse tempo cultural e científico ao máximo.
Ana Lurdes Logrado (12º A)
Este ano participei num estágio organizado pela Ciência Viva. O estágio foi no Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, no Departamento de Genética, sobre “a importância da Citogenética no diagnóstico”. Gostei muito.
Fui muito bem acolhida pelo pessoal do Hospital, que me ensinou imenso sobre genética (muito para lá do que aprendemos na escola). Estes estágios são oportunidades estupendas – por um lado, permitem-nos conhecer a realidade de um certo curso universitário (no meu caso, o de Genética); por outro, temos a oportunidade de explorar as cidade e Universidade em si. É uma excelente forma de tirar dúvidas em relação ao curso a seguir, e até de descobrir novas possibilidades. Para mim, foi ótimo ter ido – percebi que não era este o curso que queria. Se nunca tivesse frequentado este estágio, era bem provável que tivesse acabado por me candidatar a este curso, e teria uma grande desilusão. Aconselho, por isso, todos os que possam, a experimentar.