A semana académica da Guarda, que começou na terça-feira, decorre este ano sob a expectativa de lucro. «Já estão garantidos 80 por cento dos 90 mil euros do orçamento e com um bocadinho de sorte, num ano excepcional em termos de finalistas, esperamos ter o evento pago e que sobre dinheiro para continuarmos a liquidar as dívidas», adianta Marco Loureiro.
Segundo o presidente da Associação Académica, já foram pagos cerca de quatro dos 36 mil euros de passivo herdados de direcções anteriores, graças ao apoio de instituições «da comunidade estudantil» e de algumas empresas do distrito. Mas a hora é de festa, com Marco Loureiro a considerar que este é «o melhor cartaz dos últimos quatro anos». Os destaques vão para Jorge Palma (amanhã), Irmãos Verdade (sábado), DJ Frank Maurel (domingo), Quim Barreiros (segunda-feira) e Blind Zero (terça). Até dia 14, os concertos decorrem no pavilhão da Associação Empresarial, com a particularidade de grupos e artistas da cidade terem honras de abertura todas as noites.
«O cartaz que abrange os gostos musicais da generalidade dos estudantes, pois procurou-se aliar o barato à qualidade», acrescenta. Na terça-feira realizou-se o Baile de Gala, num hotel da cidade, e ontem o tradicional “Enterro do Caloiro”, que este ano começou na Sé e terminou no campus do Instituto Politécnico, onde houve uma festa com entrada livre. Outro ponto alto da semana está programado para esta noite, com a serenata na Sé, seguindo-se o Arraial da Cerveja no dia 13. O bilhete geral custa 25 euros para sócios e 40 para o público geral.