Arquivo

Uma região que vive ao ritmo das amendoeiras em flor

Figueira de Castelo Rodrigo e Vila Nova de Foz Côa apostam na tradição e em cartazes diversificados para atraírem ainda mais visitantes

A amendoeira em flor volta a ser “rainha” em Figueira de Castelo Rodrigo, a partir de amanhã, e em Vila Nova de Foz Côa, na semana seguinte, com as festividades a terminarem a 9 de março. As expetativas estão em alta em ambos os concelhos, mas o tempo também tem uma “palavra” a dizer.

Com um cartaz que começa uma semana mais cedo este ano, em Figueira as novidades são várias, com destaque para a primeira Festa de Caça e Pesca – já este fim de semana –, o primeiro Festival de Folclore e a primeira “Concentração Moto Clube Castelo Rodrigo”. «Tentámos fazer um certame mais diversificado e por mais tempo para proporcionar atividades lúdicas e culturais, importantes para dinamizar o interior», justifica Paulo Langrouva. Para o presidente do município, «estas iniciativas têm o objetivo fundamental de promover o concelho e a respetiva divulgação e venda dos seus produtos», sendo que as expetativas para esta edição das amendoeiras em flor são «bastante elevadas», pois «tentámos envolver várias instituições e esperamos uma forte adesão da população local, mas também dos concelhos limítrofes e não só», sublinha o edil. Paulo Langrouva acredita que estas iniciativas «são desejáveis para se conseguir criar algumas dinâmicas próprias e de promoção», sendo também necessária a envolvência de outras entidades, populações e até «um maior envolvimento» dos concelhos vizinhos.

Também em Foz Côa as expetativas são altas, mas o tempo pode fazer “estragos”: «As expetativas são boas, mas o elemento mais importante nesta festa é o tempo, que tem sempre preponderância em termos de afluência de público», afirma Gustavo Duarte. A edição deste ano arranca no dia 21 e a matriz das festas «mantém-se, pois temos três fins de semana com uma programação bastante aliciante», considera o presidente da Câmara. Há exposições, produtos tradicionais, artesanato, gastronomia desporto e muito mais, pelo que «as festas dignificam o concelho e pretendemos que o projetem, assim como à região, em termos nacionais», reitera o autarca. As festividades terminam no dia 9 com o habitual desfile etnográfico, «onde costumamos ter uma adesão muito grande de turistas, entre 20 a 30 mil pessoas», refere Gustavo Duarte, sendo que, pelo meio, há muitas atividades que querem colocar o concelho no “mapa” de locais a visitar nas próximas semanas. «Está tudo programado para que as festas possam trazer mais turistas nacionais e espanhóis», acredita o edil.

Diversidade é aposta para chamar público

Em Figueira de Castelo Rodrigo os stands abrem amanhã à noite (21 horas), seguindo-se a atuação do grupo Referência. Já no sábado decorre a primeira Feira de Caça e Pesca – que começa com uma montaria, prossegue no domingo com uma largada de perdizes e um congresso – e à noite será o grupo MLZ a subir ao palco. No fim de semana seguinte acontece o primeiro Festival de Folclore, que inclui atuações de ranchos folclóricos, do organista Beto e do Grupo de Concertinas de Figueira de Castelo Rodrigo. No dia 28 atuam os The Undercovers e no sábado realiza-se o passeio todo-o-terreno, um baile de Carnaval, com prémio para os melhores disfarces, e a atuação da Banda Red, entre outras atividades. No domingo tocam as bandas Click4Play e 3×3, sendo que na sexta-feira seguinte é a vez da concentração motard, animada pela banda Renovação 3 e o DJ Motard FM, que volta ao palco no dia seguinte, tal como os Hi-Fi. O programa termina com a Festa do Almendro, em Barca d’Alva, onde atua o Grupo de Concertinas de Figueira de Castelo Rodrigo.

A 33ª edição da Festa da Amendoeira em Flor em Foz Côa começa domingo com o VI Passeio de Motos TT, em Numão, mas a abertura oficial é no dia 21, com “Alfama e o Fado Fozcoense”, no auditório do Centro Cultural. No sábado há a montaria ao javali e o IV Festival de Estilos e Talentos Concelhios, com Miguel Ângelo (ex-Delfins) a fechar a noite no pavilhão da Expocôa. Já no dia seguinte tem lugar a VIII Feira de Produtos Regionais de S. Martinho e o III Free Style Motard. O programa segue no dia 1 de março com várias atividades, entre as quais a 28ª edição do Festival de Folclore e a atuação da cantora popular Rosinha. No domingo de Carnaval decorre o 26º passeio de cicloturismo e o Enterro do Entrudo, em Numão.

A Expocôa é “invadido” pela atividade Mega ZumbaCôa no dia 4, enquanto na sexta decorre o Sarau Cultural do Agrupamento de Escolas Tenente Coronel Adão Carrapatoso. No sábado seguinte é a vez do “Raid Terra das Tomatas”, na Muxagata, e no último dia os destaques vão para o tradicional desfile etnográfico e a atuação de Aurea. Há ainda exposições permanentes e o IV Concurso de Fotografia.

Sara Quelhas Certames prolongam-se até 9 de março

Sobre o autor

Leave a Reply