Arquivo

Uma região que é uma festa

O Carnaval está à porta e com ele as feiras do queijo e outros certames. Por estes dias, a região fervilha de iniciativas para aproveitar um dos fins-de-semana que traz mais turistas à região. O roteiro vai de Pinhel ao Fundão, da Serra da Estrela ao Sabugal, passando pela Guarda e a Covilhã. E há de tudo um pouco.

Feiras do queijo

Além da neve, o queijo da Serra é o principal argumento do cartaz turístico-gastronómico para estas mini-férias do Carnaval. Depois de Fornos de Algodres no passado domingo, é a vez de Celorico da Beira, Seia e Gouveia promoverem os seus produtores tradicionais e uma iguaria de renome mundial. Amanhã, realiza-se a primeira das três feiras de queijo agendadas para o fim-de-semana. Em Celorico da Beira, o dia começa cedo no mercado municipal para a venda do queijo e demais produtos artesanais. O programa repete-se até domingo, com degustações gratuitas, uma mostra do cão Serra da Estrela e espectáculos de variedades.

Na manhã de sábado é a vez do município de Seia homenagear os seus produtores pelo 33º ano consecutivo. O queijo é rei, mas também não faltarão outros produtos regionais de qualidade, como o pão, o vinho, e o mel. A mostra decorre nas imediações do mercado municipal e conta com a colaboração da Associação de Artesãos da Serra da Estrela, da Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Serra da Estrela e da Liga de Criadores e Amigos do Cão Serra da Estrela. Já no largo da Câmara será recriado o “mercado da vila” há meio século atrás. Como habitualmente, Gouveia fecha o calendário das feiras do queijo no domingo com um programa mais abrangente para cativar turistas. O evento é agora uma verdadeira “Festa do Queijo”, que alia a folia carnavalesca e o lazer àquele produto tradicional. Com cerca de 70 produtores, a feira realiza-se este ano no pavilhão da antiga fábrica Bellino & Bellino.

Mostras de actividades

Com uma degustação de queijo no programa, Manteigas mostra por estes dias as suas potencialidades na Expo Estrela, que está instalada na praça municipal entre sábado e terça-feira. A XVII Mostra de Actividades e Feira de Artesanato conta este ano com 62 expositores de produtos locais, artesanato, comércio e serviços, gastronomia e indústria, enquanto a animação musical inclui os concertos dos Blasted Mechanism (dia 13), Os Azeitonas (dia 15) e a actuação de colectividades locais. Há ainda a habitual rota gastronómica, em que participam oito restaurantes do município, como outro motivo para uma escapadela ao “coração” da Serra da Estrela.

Do outro lado da Serra, Gouveia organiza pela primeira vez a Feira do Campo e da Caça, também no pavilhão da antiga Bellino & Bellino entre amanhã e domingo. Trata-se de uma mostra de actividades ligadas ao campo e actividades rurais, produtos endógenos regionais, artesanato local e actividades de lazer. Em paralelo, decorrem as VIII Montarias da Serra da Estrela, provas de Sto. Huberto, um passeio TT e animação musical. Em Pinhel, acontece a 15ª Feira das Tradições e Actividades Económicas, este ano subordinada ao tema “Brinquedos Tradicionais”. Cerca de 200 expositores participam no certame, que tem lugar nas instalações da antiga fábrica Rohde. Os visitantes têm à sua espera saberes e sabores locais, mas também uma exposição de actividades económicas e várias actividades de animação, onde se destacam os concertos da fadista Ana Moura (amanhã à noite) e do cantor João Portugal (sábado).

O Carnaval

Há de tudo um pouco entre domingo e terça-feira Gorda. O corso mais antigo da região acontece em Vila Franca das Naves. No domingo Gordo, os habitantes desta localidade do concelho de Trancoso saem à rua para celebrar o Carnaval e acertar contas com a vida. O único tema deste desfile é a boa disposição e muita crítica social e política. Outra iniciativa de cariz popular realiza-se em Aldeia do Bispo (Sabugal) também no domingo. O acontecimento tem vindo a ganhar galões na região raiana e, além do desfile, inclui a inevitável capeia – que se repete na terça-feira. Pelo meio há baile de máscaras e muita música. No mesmo dia, em Gouveia, o cortejo carnavalesco sai à rua com gente conhecida e outros menos conhecidos, mas sempre bem animados, entre a Avenida “gráfica” e a Avenida dos Bombeiros Voluntários. Na Covilhã, o regressado Carnaval da Neve promete durar sete dias, a contar de ontem. Há inúmeras actividades previstas para séniores, estudantes, concurso de bonecos de neve para as escolas, bailes de máscaras, corsos e o enterro do Entrudo, na terça-feira.

Na Guarda, é o julgamento e a morte do galo do entrudo que sai à rua na noite de segunda-feira. O evento já é um tradição e junta folia carnavalesca com sátira social e crítica bem humorada. Para terça-feira estão agendados o tradicional desfile pelas ruas do Fundão e, à noite, o célebre “Enterro do Entrudo”, em Famalicão (Guarda). Nesta aldeia do concelho da Guarda evoluiu-se da tradição popular para uma iniciativa mais organizada que começa com um jantar onde os comensais só têm que se apresentar com espírito e indumentária à época (e reservar lugar até ao dia 15 pelo email ccfamalicao@mail.telepac.pt ou telefone 96/1710068). Outro acontecimento de vulto é o Carnaval del Toro, que por estes dias anima, dia e noite, a vizinha Ciudad Rodrigo. Há emoções fortes garantidas com as largadas de touros, muita música e folia carnavalesca.

Eles andam aí

Além dos turistas, as iniciativas deste fim-de-semana atraem também vários membros do Governo. Para já, estão anunciadas as visitas do secretário de Estado das Florestas à feira do queijo de Celorico da Beira, do secretário de Estado da Administração Local à feira da caça de Gouveia, do secretário de Estado do Emprego à Feira das Tradições de Pinhel e do secretário de Estado do Turismo à Expo Estrela, em Manteigas. Já o ministro da Administração Interna desloca-se à feira do queijo de Seia e a ministra do Ambiente à feira do queijo de Gouveia.

Uma região que é uma festa

Sobre o autor

Leave a Reply