Esta é a fase do ano do estar-se a meio gás ….
Estão a meio gás todos aqueles que iniciaram o seu período de férias, mas que os problemas da crise, do IVA e do IRS não deixam de ser abandonados – IVA até 15 de Agosto e pagamento de IRS até final de Setembro – não deixam descansar, para além de toda a situação de permanente instabilidade económica onde se vislumbra já aumentos no preço do pão com a escalada de preço dos cereais na Europa que dispararam para o valor mais alto dos últimos dois anos, em cerca de 8%, estima-se que seja a maior subida registada em mais de 3 décadas; sendo este um alimento de base da nossa alimentação é também a base da criação de gado e assim será inevitável o aumento da carne e dos produtos lácteos. Não se pode estar assim de férias “descansado”.
A meio gás, estão também os que já gozaram ferias ou que preferem outras épocas do ano para tal – os que estão a trabalhar – nos serviços e empresas, que não abdicando do encerramento total durante o mês de Agosto, teimam em “fingir” que estão operacionais, caso curioso é a própria CMG, pois o Executivo Camarário que conta actualmente com 5 Vereadores permitem-se ao luxo de estarem 4 de férias em simultâneo – falta de organização ou de olho para quem despacha e autoriza estes períodos de férias, e quem será? Será mesmo alguém, ou “vou e ponto”. Compare-se o caso com as empresas privadas, é impensável que o Director Executivo goze férias em simultâneo com o Presidente, vice-presidente e chefes de produção ……. É o meio gás. Mas poderá ser erro meu, de oposição ….. Eles podem estar apenas ausentes, mas ao serviço da própria Autarquia, em diligências, quem sabe, de persuasão a futuros investidores para a região. Mas depois de contactar pessoalmente a CMG aferi que na verdade se encontravam de férias.
Sem gás, o mesmo dizer sem motivação, estão os desempregados da nossa região aos quais acrescem os já identificados novos desempregados no final do ano da empresa DELPHI. Estes … sem dinheiro, sem horizontes de empregabilidade, descrentes numa região do interior do país onde apostaram a sua vida, já retiraram do seu vocabulário o sentido de gozar o merecido descanso – Férias.
A todo o gás estão as mais de 107 festividades que decorrem entre os dias 1 e 31 de Agosto em toda a zona raiana, fazendo o jus valor à recepção dos emigrantes e à defesa da cultura duma zona do Distrito bastante populosa. Pela cidade ficámos sem gás – Festas da Cidade – e estamos num Concelho em Festa. Eu como acredito que a mudança será sempre boa…. Iremos ver se não estamos a perder alguma referência…
Cheio de gás, está também o nosso Governador Civil, já conhecido pelo epíteto de “Non Stop”, entre campanhas de “Verão Seguro” que congregam as iniciativas “Portugal sem fogos depende de todos” e “Mortes na Estrada” e a recepção e acompanhamento dos vários membros do Governo que têm visitado o nosso Distrito.
Com o gás todo esteve o nosso ilustre conterrâneo, Francisco Carvalho, no domínio quase de “Deuses”, no decorrer do acidente de Brands Hatch…. Uma verdadeira loucura… O ilustre mostrou como se domina o carro desafiando a própria morte, sai ileso, sem arranhões e já voltou às provas de competição. Dedico o final deste artigo ao ilustre guardense que muito admiro – Parabéns, a Guarda merece esta auto-estima.
Por: Cláudia Teixeira