«Hoje, a Feira das Tradições é uma referência regional e disso já ninguém duvida», garante o presidente da Câmara de Pinhel. O município apresentou no sábado o programa da 20ª edição, que vai decorrer de 13 a 15 de fevereiro no Centro Logístico da “cidade-falcão”.
«Esta edição é um momento histórico para Pinhel e para o certame que os pinhelenses, os autarcas e os dirigentes das nossas coletividades têm engrandecido a cada ano ajudando-nos a mostrar o que de bom se faz no nosso concelho», enalteceu Rui Ventura, para quem a 20ª Feira das Tradições e Atividades Económicas vai «seguramente ser a melhor de todas porque na organização nos empenhamos que assim seja a cada ano». Como habitualmente, o evento tem lugar no fim-de-semana do Carnaval e o tema são os 20 anos, tendo como cabeças de cartaz Pedro Abrunhosa (dia 13), Berg (dia 14) e do fadista Marco Rodrigues (dia 15), que vão atuar no Centro Logístico de Pinhel. Os pavilhões da antiga Rohde acolhem ainda um espaço dedicado às freguesias e outro reservado aos agentes económicos da região e do país. Ao todo, estão asseguradas mais de duas centenas de expositores, tasquinhas incluídas, em representação de empresas, instituições, juntas, coletividades, artesanato e produtores locais.
A Feira das Tradições começa às 14 horas de dia 13 com o desfile carnavalesco, que contará com pouco mais de mil participantes da comunidade escolar e 20 carros alegóricos. «Será o maior de sempre», adiantou o autarca, revelando que este ano o cortejo far-se-á entre o pavilhão multiusos e a Câmara. O certame será depois inaugurado pelas 17 horas por um membro do Governo a anunciar. «Vamos continuar a promover os nossos produtos de excelência, como o vinho, o azeite, o mel, a amêndoa e as cavacas. Também os grupos locais vão estar em destaque no programa de animação ao longo dos três dias», destacou o Rui Ventura. No sábado, durante um colóquio sobre os 20 anos da Feira, será apresentado o projeto do novo pavilhão que vai acolher as próximas edições do certame que o presidente da Câmara pretende «mais direcionado» para a promoção dos produtos endógenos e as atividades económicas de Pinhel.
Nos últimos anos, «35 mil pessoas vieram, em média, à Feira das Tradições. Em 2015 os motivos não faltam para nos visitarem e para continuar a fazer deste acontecimento regional um sucesso», declarou o presidente do município.
Luis Martins