A REFER já abriu concurso para a construção de uma das maiores pontes da linha de caminhos-de-ferro da Beira Baixa, no troço que liga a Guarda à Covilhã. A estrutura, a construir sobre a Ribeira do Corges, neste município do distrito de Castelo Branco, vai custar mais de 2,2 milhões de euros.
A futura ponte medirá 224 metros numa empreitada com um prazo de execução de cerca de um ano. A obra acontece no âmbito do processo de electrificação deste troço ferroviário entre as duas cidades. É a última fase da modernização do troço entre Castelo Branco e a Guarda, mas já leva dois anos de atraso. Inicialmente, previa-se que a totalidade dos trabalhos de reabilitação estivessem concluídos em 2008, o que permitiria fazer os 119 quilómetros entre as duas capitais de distrito em apenas 32 minutos. Actualmente, a empresa está a trabalhar na modernização da linha desde Mouriscas (Castelo Branco) e Guarda. A intervenção no troço entre esta cidade e a Covilhã, com uma extensão de 47 quilómetros, prevê a renovação integral da via, rectificação do traçado, electrificação do troço e remodelação de várias estações.
No final do ano passado, o presidente do Conselho de Administração da REFER estimou que a modernização integral da Linha da Beira Baixa até à Guarda só deverá estar finalizada durante o segundo semestre de 2012. Luís Filipe Pardal falava em Castelo Branco, no acto de consignação dos trabalhos no troço entre aquela cidade e Vale Prazeres (Fundão), tendo acrescentado que a modernização da ligação para a Covilhã ficará pronta «até ao início de 2011». Recorde-se que o actual Governo conta investir cerca de 150 milhões de euros para encurtar e electrificar as ligações ferroviárias entre as três principais cidades da Beira Interior. O objectivo é aumentar a velocidade média de circulação (de 80 para 100 km/h).