Começo por felicitar o jornal O INTERIOR pelo seu 15º aniversário e estender essa felicitação ao seu diretor, Luís Baptista-Martins, e através dele a toda a equipa de colaboradores que semanalmente fazem chegar às bancas uma publicação de qualidade, com um jornalismo independente, objetivo e imparcial, sempre em defesa da nossa região e das nossas populações.
O INTERIOR é hoje uma referência da imprensa regional que veio colmatar um vazio existente na imprensa escrita regional, ocupando um espaço na informação focado na área geográfica do distrito da Guarda e da Cova da Beira.
O INTERIOR, para além de um importante, prestigiado e conceituado veículo de comunicação e divulgação de atividades e acontecimentos regionais, que possibilita uma difusão alargada dos diversos temas regionais, tem sido também um jornal de causas e uma escola de formação jornalística por onde já passaram profissionais que atualmente se afirmam na sua profissão nos mais importantes meios de comunicação nacional.
Numa altura em que a comunicação social em geral e a imprensa regional em particular vivem dias difíceis é necessário uma grande coragem e determinação para manter uma publicação isenta, credível e capaz de dar voz aos cidadãos, às associações, às coletividades e às instituições regionais, independentemente das suas opções ideológicas, politicas, partidárias ou religiosas.
A imprensa regional foi durante muitos anos, especialmente durante os anos da ditadura, mas também já em democracia, a única forma de tornar conhecida a realidade das populações e aquilo que invariavelmente não cabe nas grandes parangonas da imprensa nacional. Tem sido também, muitas vezes, o elo de ligação dos que por infortúnio da vida tiveram de abandonar as suas terras e procurar além fronteiras uma vida melhor.
Por tudo isso, a imprensa regional tem um papel fundamental, indispensável e insubstituível na vida coletiva das nossas comunidades, na preservação da sua história, da sua memória, da sua cultura e dos nossos costumes e raízes.
Pelo relevante papel que, pelas razões sobreditas, tem desempenhado desejo ao jornal O INTERIOR os maiores sucessos e venturas e que continue por muitos e longos anos o seu trabalho meritório, isento e independente dando voz às nossas populações, às suas causas, às suas atividades, às suas necessidades e aos seus anseios.
* Título da responsabilidade da redação
Vítor Pereira*
* Presidente da Câmara Municipal da Covilhã e Presidente da CIM Beiras e Serra da Estrela