O tema sobre o qual incidiu o nosso trabalho foi a tuberculose. Decidimos escolhê-lo porque o poderíamos relacionar com a nossa cidade, devido à importância que o Sanatório Sousa Martins, no passado, teve na luta contra esta doença. Outro dos motivos da nossa escolha prendeu-se com o facto de termos descoberto que esta doença é a terceira com maior mortalidade mundial, apenas antecedida pela SIDA e pela Malária. Como sabíamos que a generalidade da população tem um conhecimento incipiente sobre a doença, achando que já está erradicada, pretendíamos alertar consciências sobre este assunto.
Com vista a sensibilizar a comunidade escolar, realizámos várias actividades na escola, nomeadamente uma exposição no Centro de Recursos na semana de 23 a 27 de Março (a qual contou com a colaboração de turmas do 8º e 9º anos), uma exposição de fotografias do Sanatório gentilmente cedidas pelo Dr. Francisco Manso e ainda, no dia 24 de Março, dia Mundial da Tuberculose, uma Conferência sobre a doença, ministrada pelo Dr. José Cunha, Médico Pneumologista no Hospital Sousa Martins.
Uma das actividades que teve mais sucesso no nosso projecto foi a Conferência “Um Flagelo Oculto –A Tuberculose”, que se realizou dia 18 de Maio no Pequeno Auditório do TMG e contou com a presença do Dr. Jorge Sampaio, Enviado Especial da ONU na Luta Contra a Tuberculose. O auditório ficou completamente cheio e consideramos que esta conferência se revestiu da máxima importância para alertar para o flagelo oculto que continua a ser a tuberculose.
Além do Dr. Jorge Sampaio, foram oradores o Dr. José Cunha, Médico Pneumologista no Hospital de Sousa Martins, a Dra. Dulce Quadrado, Médica responsável pelo Serviço de Luta Anti-Tuberculosa da Guarda e a Enfermeira Margarida Pereira, tendo sido moderador o Dr. Luís Ferreira, Pneumologista no Hospital de Sousa Martins.
Com a ajuda da Câmara Municipal, editámos ainda uma brochura sobre a tuberculose e o Sanatório Sousa Martins, a qual foi amavelmente prefaciada pelo Dr. Jorge Sampaio e, em princípio, será reeditada e colocada no site da ONU, no Departamento da Tuberculose.
Embora este projecto tenha sido muito ambicioso e, por isso, tenha exigido de nós muito empenho e responsabilidade, sentimo-nos plenamente realizadas e verdadeiras activistas na luta contra a tuberculose!
Ana Oliveira, Ana Paula, Joana Abrantes, Rita Lourenço, Sandra Saraiva
Grupo III, Área de Projecto do 12º B