Arquivo

Um BMW X1 quase irresistível

Test-drive

O BMW X1 xDrive 20d é quase irresistível, contemplando praticamente tudo o que de melhor há num produto X da marca alemã: Potência, look desportivo, equipamento e qualidade.

O modelo experimentado esta semana por O INTERIOR coloca de parte as soluções rotineiras. Desde o primeiro olhar que é bem clara a sua imagem de modelo X de alma e coração: os para-choques compactos e a longa distância entre eixos típicos de um SAV (Sports Activity Vehicle) definem o exterior. No interior mantém-se a filosofia BMW X com materiais de elevada qualidade e um intuitivo conceito de utilização. O interior, além de extremamente convidativo, é excecionalmente variável. Uma segunda fila de bancos ajustáveis, com encostos rebatíveis por ação elétrica, adapta-se a qualquer ideia em segundos.

Ao mesmo tempo, os eficientes e dinâmicos motores a gasolina e a diesel equipados com tecnologias BMW EfficientDynamics aumentam o prazer de condução de cada viagem. No universo X1, este carro tem o maior motor diesel da gama – apenas um nível abaixo da potência máxima –, tem o pack de equipamento mais caro, as maiores jantes disponíveis, a direção mais evoluída, a suspensão mais sofisticada, caixa automática de oito velocidades e tração às quatro rodas. E em cima de tudo isto mais 10 mil euros em extras.

São argumentos que fazem deste carro o melhor da geração X1: por dentro, boa qualidade de construção, sem chapa à vista, superfícies suaves, o mesmo nível de acabamentos em todos os lugares e, com recurso aos opcionais, bem decorado, envolvente e desportivo, por um lado; sofisticado e tecnológico, por outro, incluindo o referencial sistema de infotainment com navegação e serviços (opcionais) com a mesma lógica e funcionalidades dos BMW “grandes”, sendo também o mais funcional, lógico e completo do mercado.

Paralelamente, há também os práticos tiques de monovolume (bancos traseiros deslizam e reclinam) e espaço como nunca: cotas similares às do primeiro X3. O motor de 190 cv tem potência de sobra para boas acelerações, suficiente para velocidades elevadas; a rápida tração integral impede o ridículo dos SUV que “patinam” no arranque em alcatrão escorregadio e ficam atolados no estacionamento do bosque. O veículo conduzido por O INTERIOR custa 67.222 euros e está disponível no concessionário Matos & Prata, na Guarda.

Sobre o autor

Leave a Reply