Arquivo

Últimos dias para ver fotos de “O Formidável”

Exposição de instantâneos de Fernando Marques sobre o 25 de Abril patente até domingo no auditório do Centro Cultural e Social de S. Miguel da Guarda

Está patente até domingo, no auditório do Centro Cultural e Social de S. Miguel da Guarda, a exposição “Há Horas que são de Todos”, com fotografias de Fernando Marques, imortalizado como “O Formidável”, sobre os dias da revolução em Coimbra, o 1º de Maio em liberdade e os primeiros comícios políticos.

Fernando Marques, já falecido, foi um dos mais emblemáticos fotógrafos de Coimbra no século passado, tendo registado para a posteridade várias latadas, festas da Rainha Santa, jogos de futebol e todos os acontecimentos passíveis de serem notícia. Foi colaborador de vários jornais, com destaque para o “Diário de Coimbra”, e, como não podia deixar de ser, estava na rua quando o 25 de Abril “chegou” à cidade dos estudantes. Em 24 fotografias, cedidas pela Imagoteca Municipal de Coimbra, há momentos de tensão como o cerco às instalações da PIDE e a saída dos seus agentes. Mas há sobretudo rostos felizes e gente que respira liberdade a plenos pulmões. Esta mostra fica a dever-se ao facto da tesoureira da Junta de Freguesia de S. Miguel, Cristina Correia, ser neta de Fernando Marques. «Uma feliz coincidência», admitiu João Prata, na cerimónia de inauguração no passado domingo.

Para o presidente da Junta, que tinha 11 anos na “Revolução dos Cravos”, «o que nos foi dado no 25 de Abril é algo que nos cabe traduzir na prática: o dê de desenvolvimento económico e social». Um desafio complicado de assumir numa freguesia que está a passar por «momentos complicados» por causa dos despedimentos da Delphi. «O estrangeiro volta a ser cada vez mais uma alternativa para os jovens e menos jovens por causa da falta de alternativas na Guarda», refere o também deputado à Assembleia da República. Fernando Marques (1911-1996), cauteleiro de profissão, deixou instantâneos sobre a vida da sua cidade que projectaram para a posteridade como «o cronista de Coimbra» no século XX. Durante os seus mais de 80 anos de vida, “O Formidável”, como passou a ser conhecido, também vagueou por outras paragens, em Portugal e no estrangeiro.

É famosa a fotografia de Nuno Ferrari, de “A Bola”, em que aparece a consolar Eusébio após a eliminação de Portugal no Mundial de Inglaterra. Publicou fotos suas em vários jornais desportivos e nacionais, desde “A Bola” ao “Record”, mas também o “Diário de Notícias”, “Jornal de Notícias” ou a revista “Época”. Da imprensa de Coimbra destacam-se, sobretudo, o “Diário de Coimbra” e o “Despertar”. Era membro da Associação Internacional de Imprensa Desportiva (AIPS) e o sócio número 2 do Clube Nacional de Imprensa Desportiva (CNID).

Fotografias foram cedidas pela Imagoteca Municipal de Coimbra

Últimos dias para ver fotos de “O
        Formidável”

Sobre o autor

Leave a Reply