Arquivo

Treze eleitos com maioria absoluta

António Ruas venceu em Pinhel com quase 60 por cento dos votos, enquanto Joaquim Valente obteve na Guarda 55,79 por cento

O social-democrata António Ruas (Pinhel) foi o candidato eleito no distrito com a maior percentagem de votos, quase 60 por cento (59,98). De resto, nas eleições de domingo abundaram as maiorias absolutas, sendo que doze eleitos ganharam com mais de 50 por cento dos sufrágios.

Bastante acima deste valor ficou o socialista Joaquim Valente (Guarda), que foi o segundo mais votado, com 55,79 por cento, enquanto o social-democrata António Edmundo protagonizou a terceira maior votação ao obter 55,42 por cento dos escrutínios em Figueira de Castelo Rodrigo. José Miranda, outro autarca do PSD, ocupa a quarta posição com um resultado de 54,67 por cento em Fornos de Algodres, um pouco mais que o socialista Esmeraldo Carvalhinho, que ganhou em Manteigas com 54,02 por cento. Seguem-se dois candidatos do PS. O primeiro é o homem de quem se fala após ter conseguido destronar o histórico João Mourato (PSD) na Mêda, feito que Armando Carneiro conseguiu com uma votação confortável de 53,37 por cento. Logo a seguir vem José Monteiro, que obteve 53,2 por cento dos escrutínios em Celorico da Beira.

Com mais de 52 por cento dos votos ganharam o estreante Filipe Camelo (PS) em Seia (52,19) e os sociais-democratas reeleitos Baptista Ribeiro em Almeida (52,12) e Álvaro Amaro em Gouveia (52,08). Ainda acima dos 50 por cento ficou Fernando Andrade (PSD), reeleito em Aguiar da Beira com 51,69 por cento, enquanto Júlio Sarmento (PSD) ultrapassou ligeiramente essa barreira mítica ao alcançar 50,43 por cento. Abaixo desse limiar encontram-se Gustavo Duarte (PSD), que conquistou a Câmara da Vila Nova de Foz Côa com 48,53 por cento, e António Robalo (PSD), eleito no Sabugal com 38,9 por cento dos votos. De resto, sociais-democratas e socialistas elegeram três vereadores cada, enquanto Joaquim Ricardo (MPT) obteve um mandato no executivo raiano. Consequentemente, esta é a única autarquia do distrito onde o vencedor não ganhou com maioria absoluta.

Sobre o autor

Leave a Reply