Arquivo

Três galos para um só poleiro

Gouveia, Figueirense e Souropires partem como os grandes favoritos à conquista do Distrital da Guarda que arranca este domingo

Começa este domingo aquele que promete ser dos mais disputados campeonatos Distritais de sempre da Iª Divisão da Associação de Futebol da Guarda. Desportivo de Gouveia e Ginásio Figueirense são os únicos candidatos assumidos à subida à IIIª Nacional, mas pelo leque de “artistas” que apresenta, o Souropires também tem condições para lutar pelo título até à última jornada a realizar a 2 de Maio de 2004. Mileu-Guarda, Sporting da Mêda, Manteigas e Sporting do Sabugal também aspiram a ficar entre os primeiros, mas não é descurar o surgimento de algum “outsider”, como sucedeu na época passada com o Aguiar da Beira, primeiro classificado contra todas as expectativas.

Vila Cortês do Mondego, Alverquenses, Trancoso, Lageosa do Mondego, Desportivo de Vila Nova de Foz Côa, Celorico da Beira, Estrela de Almeida, e os recém-promovidos Vila Franca das Naves e Figueiró da Granja são os outros participantes. Os jogos que, à partida, serão os mais interessantes da primeira jornada são o “derby” concelhio de Pinhel entre “Os Alverquenses”, que apresenta um plantel com muitas caras novas, e o Souropires, bem como o confronto entre o Sporting da Mêda, quarto classificado da temporada transacta, e o Gouveia, despromovido da IIIª Nacional. Quanto ao Mileu, a outra equipa despromovida do Nacional, visita o reduto do Trancoso, enquanto que Figueirense e Manteigas recebem, respectivamente, o Vila Cortês e o Vila Franca das Naves. De resto, o Sabugal viaja até Figueiró da Granja, o Foz Côa até à Lageosa e o Almeida a Celorico da Beira.

O Souropires, reforçado esta época com vários atletas experientes como Camilo, Galhardo e David, vindos do Mileu, e com o treinador Manuel Barbosa que vai formar uma inovadora dupla com Paulo Batista, parece ser, dos candidatos à subida, aquele que terá o começo de prova mais complicado. Assim, depois da estreia em Alverca da Beira, recebe o Manteigas, agora orientado por Tó Real, vindo da covilhanense Associação Desportiva da Estação, enquanto que na terceira ronda visita o Ginásio Figueirense. A equipa orientada por Paulo Barra, que manteve a “espinha dorsal” e ainda foi reforçada com vários atletas de grande valia, quer afastar de vez o “fantasma” das últimas temporadas em que terminou num inglório segundo lugar. Para já, as indicações fornecidas na pré-temporada e no confronto da Taça de Portugal onde ofereceu uma excelente réplica ao Milheiroense, um dos líderes da série C da IIIª, dão razão aos adeptos figueirenses para acreditar que desta será de vez.

O campeonato, que será disputado em 30 jornadas, sofrerá apenas duas paragens. A primeira a 28 de Dezembro, devido às festividades natalícias, e a segunda a 12 de Abril, numa altura em que a competição começa a entrar na sua recta final. Se tudo correr como na temporada passada, o campeão distrital da temporada 2003/04 só será conhecido na última jornada, agendada para 2 de Maio. E é precisamente para a última ronda da época que está reservado um sempre emocionante jogo entre Figueirense e o Sporting do Sabugal. Já os vizinhos Gouveia e Manteigas, assim como o Sporting da Mêda, despedem-se a jogar em casa frente a Almeida, Vila Cortês do Mondego e Figueiró da Granja, ao passo que Mileu-Guarda e Souropires se deslocam à Lageosa do Mondego e a Trancoso, respectivamente.

Ricardo Cordeiro

Sobre o autor

Leave a Reply