Arquivo

Três dias de jazz e blues em Seia

Luísa Sobral é a cabeça de cartaz da oitava edição de um pequeno festival organizado pela autarquia

Começa esta noite a oitava edição do Seia Jazz & Blues, este ano numa versão curta com apenas três concertos na Casa da Cultura.

A Big Band da Escola Profissional da Serra da Estrela e o grupo Jazz Quartet são hoje os primeiros a subir ao palco. A primeira formação surgiu no âmbito da disciplina de Projetos Coletivos de Improvisação, do Curso Profissional de Instrumentistas de Sopro e Percussão da EPSE. Nesse sentido, a orquestra permite aos alunos iniciarem-se na área da improvisação, desenvolvendo um repertório baseado em standards do jazz e do blues. Para este concerto a Big Band conta com a participação do grupo Jazz Quartet, onde tocam dois antigos alunos da escola. Amanhã é a vez de Luísa Sobral atuar. A jovem intérprete e compositora de 23 anos está a promover o seu primeiro álbum depois do êxito granjeado no programa televisivo “Ídolos”. “The Cherry on my Cake” foi lançado há quase um ano e logo na primeira semana atingiu o terceiro lugar da tabela de vendas em Portugal. “Not There Yet” foi o primeiro single deste disco.

As suas influências vão dos Beatles, a Billie Holiday, Ella Fitzerald ou Chet Baker, entre outros. Formou-se na Berklee College of Music (Boston, Estados Unidos) e completou a sua identidade musical em Nova Iorque. O seu álbum de estreia é o resultado desse percurso, mas também da influência dos pais. O Seia Jazz & Blues termina no sábado com os Mr Blues, bandas em atividade desde 2005. A linguagem musical que este estilo proporciona e a vasta experiência dos seus músicos tem levado o grupo a tocar em vários festivais internacionais. Nos seus concertos há referências a T-Bone Walker, Buddy Guy, Fredie King, Albert King, Muddy Waters, Albert Collins, Kenny Neal, Johnny Winter, Roomful of Blues e Jimmy Thackery, entre outros. O evento é organizado pelo município de Seia e, como nas edições anteriores, inclui a rubrica “O jazz vai à escola”, em parceria com o Conservatório de Música de Seia e EPSE, com sessões nos centros escolares de Seia e São Romão.

Luísa Sobral atua amanhã na Casa da Cultura

Três dias de jazz e blues em Seia

Sobre o autor

Leave a Reply