Fernando Ascensão (7º D), Miguel Gregório (8º D) e Carlos Baltazar (9º A) são os três alunos apurados pela nossa escola para a fase distrital a realizar no próximo dia 30 de abril na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço, na Guarda, instituição que coordena esta fase no distrito da Guarda. Quanto ao Ensino Secundário, não se desenvolveu fase escolar de concurso na nossa escola. Estão apurados de todo o distrito 37 alunos do 3º Ciclo e 20 do Ensino Secundário , vindos de 17 escolas diferentes.
A fase distrital é composta por uma parte escrita e outra oral, sendo que ficam apurados apenas 6 alunos de cada Ciclo para a prova oral. Na Prova Escrita as perguntas serão de Verdadeiro / Falso, fazendo-se eventualmente o desempate através de uma pequena pergunta de desenvolvimento.
A prova Oral incluirá três vertentes: Leitura Expressiva, elaboração (prévia) de uma quadra e argumentação. Serão atribuídos prémios aos 3 primeiros contemplados em cada ciclo. Para a final nacional viajarão os dois primeiros em cada Ciclo como efetivos (sendo o 3º suplente para qualquer impedimento de um dos outros).
As obras em apreço serão para o 3º Ciclo “A Casa das Bengalas” de António Mota e “O meu pé de laranja lima” de José Mauro de Vasconcelos. Para o Ensino Secundário a organização escolheu “Manhã Submersa” de Vergílio Ferreira e “Estórias Abensonhadas” de Mia Couto.