Arquivo

Trancoso promove “Serões da Beira”

Vários investigadores vão falar sobre “Os judeus nas Beiras através dos tempos” durante o fim-de-semana

A Câmara de Trancoso retoma este fim-de-semana os “Serões da Beira”, um espaço de análise e debate que vai decorrer no Hotel Turismo local sobre o tema “Os judeus nas Beiras através dos tempos”.

Participam académicos e investigadores, como Adriano Vasco Rodrigues (professor jubilado pela Universidade de Mol, na Bélgica), José Hermano Saraiva (historiador), João Guerra (Procurador da República), Antonieta Garcia (professora da Universidade da Beira Interior), Manuel Gândara e Humberto Baquero Moreno (professores da Universidade de Lisboa) e António Carvalho (jornalista e historiador). O primeiro painel de oradores está agendado para as 17 horas de sábado, prolongando-se a sessão pela noite. No domingo realiza-se uma visita guiada às principais marcas judaicas no concelho. Segundo Júlio Sarmento, o objectivo é fazer da iniciativa uma «marca cultural de âmbito regional e nacional».

Nesse sentido, o autarca trancosense promete dar-lhe continuidade com sessões anuais sobre temáticas ligadas ao município e às Beiras, mas também ao país. As conferências e conclusões serão depois publicadas. Os primeiros “Serões de Trancoso” realizaram-se em 1987, mobilizando então várias personalidades da cultura portuguesa, como José Hermano Saraiva, Manuel Ferreira, Mendes de Carvalho, Luís Veiga Leitão, António Rebordão Navarro, Mário Bento, Orlando Neves, Elsa Rodrigues dos Santos, Tomás Ribas, Irene Avilez Teixeira, Vieira Sá, Ana Van Zeller, Ilídio Rocha, D. Miguel de Bragança, Sá Flores, Filomena Cabral.

Sobre o autor

Leave a Reply