Gastronomia, animação, artes, saberes e jogos tradicionais, bem como os produtos endógenos de Manteigas são os atrativos da sexta edição da Feira Antiga, que começa amanhã nas ruas da zona histórica da vila serrana.
Organizado pela associação Ativa com o apoio do município, o evento decorre até domingo entre a Praça Luís de Camões e o Largo Doutor João Isabel. O ciclo do pão é o tema central do certame e poderá ser vivenciado pelos visitantes num forno comunitário, onde será possível saber e ver como se faz o pão, e numa exposição etnográfica montada para revelar este ciclo desde o cultivo, à ceifa, passando pela moagem e o fabrico do pão. «Contamos com o envolvimento da população para recordar que o pão, que é um setor com alguma importância em Manteigas, onde ainda há muitas padarias e se continua a semear o centeio e o trigo na zona das Penhas Douradas», adianta Renato Alves, presidente da direção da Ativa.
O dirigente recorda que esta feira «tenta congregar e divulgar valores e atividades etnográficas que estão a ser esquecidos, proporcionando aos mais novos um contacto com estes saberes e recordando aos mais velhos esse tempo». Por outro lado, a iniciativa quer também afirmar-se como montra da gastronomia local, com destaque para a feijoca, e dos produtos tradicionais com a realização de um mercado no recinto. Estas atividades são complementadas com um cartaz de animação que vai da música, ao teatro popular e de marionetas, passando por espetáculos de magia e do jogo do pau. Há ainda uma sardinhada e porco no espeto. «A Feira Antiga tem vindo a ganhar escala e este ano há um casamento feliz com dois eventos desportivos, o British Open de parapente e a prova de ciclismo amador Granfondo Serra da Estrela, que, com certeza, vão trazer mais gente a Manteigas neste fim-de-semana», espera Renato Alves.
Por sua vez, José Manuel Biscaia, autarca local, sublinha que esta iniciativa contribui para «dar mais visibilidade e atratividade» ao concelho que é o “coração da Serra da Estrela”. A Feira Antiga abre oficialmente às 18 horas de amanhã e termina no domingo com a peça de teatro popular “Santas e Pecadoras”.
Luis Martins