Arquivo

Todos rendidos aos encantos da “Cidade Natal”

Miúdos e graúdos não perdem oportunidade de passar pela Praça Velha e entrar no mundo natalício que ali se vive

A “Cidade Natal” instalou-se na Praça Luís de Camões, na Guarda, e trouxe com ela luz, cor, animação, mas sobretudo as pessoas ao centro da cidade. Dos “8 aos 80”, a iniciativa da Câmara repete-se pelo segundo ano e tem feito as delícias de todos, atraindo também visitantes dos concelhos vizinhos.

As crianças são o público-alvo desta atividade e não negam a satisfação de entrarem no “reino” do Natal. Lurdes Canhoto, educadora do jardim-de-infância da Obra de Santa Zita, levou os seus meninos à “Cidade Natal”: «Estão bastante entusiasmados», constata, adiantando que já por lá tinham passado só para verem, mas na passada sexta-feira os mais pequenos puderam participar nas atividades. A professora vê a iniciativa com alguma importância, pois «há crianças que não têm oportunidade de sair da Guarda». O Pai Natal é uma das principais atrações e na Guarda está mesmo acompanhado pelas renas, «uma ideia espetacular, pois muitos nunca tinham visto», considera Lurdes Canhoto. Leonardo, Diana e Matilde, alguns dos alunos do infantário de Santa Zita, estavam completamente fascinados e aproveitaram para pedir algumas prendas ao Pai Natal. Para os três, andar no carrossel, era o momento que mais tinham gostado.

Mas não são só os mais pequenos que fazem questão de passar pela Praça Velha. Maria Monteiro e Manuel Pena não quiseram perder a passagem pela Guarda para irem até lá. Vieram de Vila Franca das Naves (Trancoso) e não pouparam elogios: «Cada vez está mais bonito, já no ano passado estava engraçado, mas este ano está ainda melhor», comenta o casal, que deixaram a promessa de voltar ainda este ano com a neta mais nova, «que vai adorar vir cá». Na sua opinião, estas iniciativas «são bonitas, mas ficam caras, no entanto vale a pena». Também Sandrina Jagão e Fernanda Campos vieram de Quadrazais (Sabugal) e não quiseram perder a cidade natalícia que se instalou no centro da Guarda. E não têm dúvidas que «está bonito e alegra a cidade, é um mundo surreal».

De Lisboa chegou Julio Figueiredo com o neto. Veio até à Guarda para ver a família e ficou surpreendido com o que encontrou no centro. Também o neto estava encantado e bastante entusiasmado com a pista de gelo. De mais perto e de propósito vieram ver a “Cidade Natal” Lídia Borges e Carlos Santos, de Pomares (Pinhel). Apesar do frio, ambos acharam que valia a pena visitar, pois «está muito bonito», já o filho mais novo era o mais deslumbrado e ansiava por uma volta no carrossel. A “Guarda: A Cidade Natal” prolonga-se até domingo com a casa do Pai Natal, a pista de gelo, o carrossel, contos e exibições circenses.

Sobre o autor

Leave a Reply