Arquivo

Território integra Carta Europeia de Turismo Sustentável

Serra da Malcata

O território da Serra da Malcata já integra a Carta Europeia de Turismo Sustentável (CETS). O reconhecimento foi formalizado no Parlamento Europeu, em Bruxelas, na semana passada pela Federação Europeia de Parques Nacionais e Naturais (Europarc).

Na edição deste ano, «a única Carta Europeia de Turismo Sustentável reconhecida por aquela entidade foi a “Terras do Lince”, representada pela Reserva Natural da Serra da Malcata, através do destino que integra os concelhos de Sabugal, Penamacor e Almeida», sublinha em comunicado a Territórios do Côa – Associação de Desenvolvimento Regional, com sede em Almeida, entidade gestora e coordenadora do projeto. A candidatura “Gata-Malcata Terras do Lince” cumpriu «com as condições prévias para o reconhecimento da sua CETS, nomeadamente a análise da situação atual em todas as áreas relacionadas com o turismo, a elaboração de uma estratégia e a formulação de um plano de ação para um horizonte de cinco anos». Ao fim de cinco anos será reavaliado o reconhecimento formal por parte da Federação Europarc.

Do plano de ação da CETS “Gata-Malcata Terras do Lince” fazem parte vários projetos, a cargo dos três municípios, da associação de desenvolvimento regional, do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas/Reserva Natural da Serra da Malcata, da Associação de Municípios da Cova da Beira, da Associação Empresarial do Sabugal, do Fórum Florestal, do Instituto Politécnico da Guarda, do Turismo Centro de Portugal e da Universidade da Beira Interior.

Sobre o autor

Leave a Reply