A Termolan – Isolamentos termo-acústicos vai começar a laborar em Vilar Formoso em breve. Segundo o director-geral da empresa sedeada em Santo Tirso, «está já a decorrer a fase final de montagem do equipamento» para que as primeiras experiências possam arrancar em Outubro.
As instalações, que estão a ser construídas em Vilar Formoso, vão permitir a criação de 55 a 60 postos de trabalho, «preferencialmente para pessoas da região», assegura António Gonçalves. Trata-se de uma unidade fabril cujo produto final é a lã de rocha, único isolamento térmico e acústico «que tanto pode ser utilizado em interiores como exteriores», explica o responsável. A instalação da maquinaria está em curso desde Outubro do ano passado e a construção civil arrancou antes, em Agosto. Segundo o relatório de gestão relativo a 2006 a que O INTERIOR teve acesso, Vilar Formoso foi o local escolhido para receber a unidade por permitir escoar os produtos para mercados internacionais com mais facilidade: «Constatada que foi a existência de um enorme potencial de crescimento para os nossos produtos nos mercados externos europeus, e dado que a nossa actual capacidade de produção está praticamente toda esgotada, tomámos em 2006 a decisão estratégica de montar uma nova fábrica de produção de lã de rocha para satisfazer os fortes acréscimos de procura que sentimos para os nossos produtos nos mercados externos», lê-se no documento. Para além disso, acrescenta António Gonçalves, Vilar Formoso, por se encontrar junto à fronteira com Espanha, «vai permitir poupar um valor considerável em transportes, uma vez que a produção se destina aos mercados externos europeus, até porque as empresas transportadoras com que trabalhamos localizam-se entre Viseu e Vilar», sustenta. Actualmente, as duas unidades da empresa – situadas no concelho de Santo Tirso – exportam 70 por cento da produção para mercados internacionais como Espanha, França, Marrocos, Tunísia, Itália ou Alemanha. «E a partir de agora queremos crescer muito mais. Para isso, adquirimos, em Vilar Formoso, mais de 200 mil metros quadrados de terreno», assegura o director-geral. De resto, a instalação da unidade representa um investimento da ordem dos oito milhões de euros. Foi construído um pavilhão com sete mil metros quadrados e existem, ainda, mais de 27 mil metros quadrados de área descoberta, com equipamentos inerentes ao processo produtivo.
Entretanto, chegaram a acontecer conversações com Joaquim Valente, presidente da Câmara da Guarda, para a instalação da fábrica na Plataforma Logística. Porém, a unidade necessitava de, pelo menos, cinco hectares de terreno «e a infraestrutura não estava preparada para isso», recorda o António Gonçalves.
A Termolan
Sedeada em Santo Tirso, a Termolan dedica-se à produção de lã de rocha, único isolamento térmico e acústico. A empresa surgiu em Maio de 1975, tendo sido pioneira no sector em Portugal. Em 1997, arrancou a segunda unidade fabril, em Vila das Aves, o que terá permitido quadriplicar a capacidade produtiva instalada. Um ano depois, acontece a primeira exportação para o mercado europeu. Também em 1998, a Termolan torna-se líder do mercado nacional de lã de rocha. A unidade fabril de Vilar Formoso será a terceira da empresa.
Rosa Ramos