Arquivo

Templo romano descoberto em Marialva

Sá Coixão reclama prospecções arqueológicas urgentes no local

Um templo romano foi recentemente descoberto em Marialva (Meda), povoação onde outrora existiu a romana Cidade dos Aravos “Civitas Aravorum”, revelou à agência Lusa Sá Coixão, que localizou o conjunto arqueológico. O arqueólogo, que na descoberta esteve acompanhado pelo arquitecto Paulo Simão, disse que nesta povoação poderão ter existido outros templos porque «era frequente os romanos erguerem vários templos às diversas divindades que adoravam».

O achado de Marialva é constituído por um corpo central com cinco fiadas de pedra trabalhada. Uma das edificações tem várias Estrelas Judaicas ou de David gravadas, o que leva o arqueólogo a supor que o local tivesse também sido ocupado «por uma sinagoga da comunidade hebraica local na Idade Média». A segunda construção, «muito posterior, denota uma motivação habitacional por agricultores», explicou Sá Coixão. «O conjunto daqueles elementos resultou na construção de uma casa agrícola, com balcão e duas paredes interiores», explicou. No quintal anexo encontram-se incrustadas nas paredes várias colunas romanas e capitéis, acrescentou. O facto de o achado se encontrar no local conhecido por Olival das Torres leva o investigador a presumir que o templo romano tenha sido aproveitado e transformado em Torre nos séculos XV e XVI, «à semelhança do que aconteceu com a Torre das Águias ou de Almofala, no concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, templo de características semelhante ao agora localizado em Marialva e, mais tarde, na Idade Média, transformado em Torre».

Sá Coixão considera urgente a realização de prospecções arqueológicas no local, alargadas à freguesia e zonas limítrofes, com vista ao levantamento e recuperação do património existente, que considera ser vasto nesta zona de ocupação romana. Relativamente ao templo romano, defende a sua aquisição para o domínio público e, após trabalhos e estudos arqueológicos, sugere a criação de um espaço museológico para salvaguarda de todo o material que se encontra disperso. Marialva é uma antiga vila medieval que se divide em dois núcleos monumentais: a “Vila”, onde se encontra o castelo, pelourinho, casas nobres ou apalaçadas, igrejas, capelas, ruínas da cidadela e malha urbana de origem medieval, e a “Deveza”, onde existiu a Civitas Aravorum, de ocupação romana, onde esteve radicada a tribo lusitana dos Aravos. Esta cidade foi construída no tempos dos imperadores Trajano (98-117 DC) e Hadriano (117-138), mais tarde ocupada por povos germânicos e muçulmanos, até ter sido reconquistadas por Fernando Magno de Leão, em 1063. Marialva é ainda uma das doze Aldeias Históricas de Portugal.

Sobre o autor

Leave a Reply