A Teleperformance vai começar a recrutar, a partir de Maio, mais pessoas para o “call center” da Covilhã, prevendo criar um total de 220 novos postos de trabalho até ao final deste ano. A empresa, instalada no primeiro piso do edifício do mercado municipal, planeia «fazer o recrutamento de forma progressiva», explica o administrador da Teleperformance Portugal, João Cardoso, adiantando que entrarão 90 pessoas até ao início de Agosto.
O “call center”, instalado desde Outubro de 2008, funciona actualmente com 360 operadores nas secções de telecomunicações e seguros, sendo que «a maior parte está a trabalhar entre 35 a 40 horas semanais», refere João Cardoso. «Cerca de 60 por cento das pessoas que iremos recrutar ficarão nas mesmas condições», assegura. Ao chegar aos 580 funcionários no fim de 2010, a multinacional francesa passará a assumir-se como uma das maiores empregadores no concelho. «É um projecto que tem corrido de forma muito positiva», analisa o administrador, ao considerar que «o muito bom nível de formação de base» dos seus colaboradores está relacionado com o sucesso do centro da Covilhã. De acordo com dados avançados por este responsável, 32 por cento dos funcionários são licenciados e 95 por cento têm frequência universitária ou o 12º ano de escolaridade completo. De resto, o “call center” da Covilhã foi considerado o melhor para trabalhar em Portugal pelo Great Place to Work Institute, no final do ano passado. «Existem uns 500 “call centers” em Portugal», constata.
Recorde-se que a Teleperformance pretende vir a ocupar todo o edifício do mercado municipal. É o crescimento da empresa na Covilhã que leva a autarquia a planear construir um novo edifício para acolher o mercado municipal, no Campo das Festas, deixando todo o prédio livre para o efeito. O administrador da Teleperformance Portugal lembra que «há um protocolo desde o ano passado [Julho]» com vista à ocupação total das instalações, mas não aponta datas ou as condições acordadas com a autarquia. «Estamos a trabalhar em conjunto com a Câmara», diz apenas. O investimento inicial, realizado em 2008, foi de 1,8 milhões de euros, repartido pela Teleperformance, Vodafone e Câmara. Segundo João Cardoso, a autarquia suportou parte dos custos com as obras, nomeadamente «ao nível do elevador, do isolamento e da resolução de problemas relacionados com infiltrações». À empresa couberam trabalhos como o pavimento, pinturas, divisórias ou criação de casas de banho.
«Temos um contrato de arrendamento com condições muito vantajosas», refere ainda, acrescentando que «são rendas crescentes» com o passar dos anos. A Teleperformance iniciou as operações em Portugal em 2000, através da aquisição da Plurimarking, e tem mais três “contact centers” no país, em Lisboa e Setúbal. No total, emprega 2.400 pessoas e possui uma carteira de clientes de 105 empresas, tendo facturado o ano passado 32 milhões de euros. Em 2009, arrecadou também o galardão de melhor call center em outsourcing, atribuído pela IFE – International Faculty for Executives, pelo terceiro ano consecutivo. Contactado por O INTERIOR, o presidente da Câmara da Covilhã afirmou apenas que é «exactamente devido à vontade da Teleperformance expandir o “call center” que é necessário construir um novo mercado municipal». Carlos Pinto não revelou o acordo que a autarquia tem com a empresa, dizendo não ter no momento do contacto dados sobre as condições acordadas.