Arquivo

Técnicos e árbitros de futebol integrado

Primeiro curso em Portugal é promovido pelo IPG

O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) volta a ser parceiro num projeto ERASMUS+ ao promover, no nosso país, uma nova modalidade desportiva, o Futebol Integrado.

O novo projeto, liderado pelo Centro Sportivo Educativo Nazionale de Itália, visa a criação de uma Rede Europeia dedicada ao Futebol Integrado. Esta estrutura contribuirá para implementar políticas e iniciativas de larga escala, quer a nível nacional quer europeu, centradas na promoção desta nova atividade desportiva, bem como dos desportos integrados em geral.

No âmbito do projeto “Dia Europeu do Desporto Integrado” o Futebol Integrado foi, recorde-se, apresentado pela primeira vez, estando agora na fase de divulgação a nível europeu; assim, surgem agora os primeiros cursos nacionais dirigidos à formação de treinadores e a árbitros desta nova modalidade. Estes cursos serão realizados pela primeira vez em 5 países europeus, incluindo Portugal.

De referir que o futebol integrado acolhe e valoriza todos os atletas de igual forma, sejam eles do género masculino ou feminino, portadores ou não de deficiência, independentemente da sua condição socioeconómica, raça ou religião. Esta forma de praticar futebol proporciona um novo quadro desportivo, centrado na igualdade de oportunidades durante a competição, na acessibilidade e na participação ativa de todos os intervenientes. Assim, e face a este novo paradigma, num contexto que favorece a colaboração, todos os membros da equipa têm um papel essencial no jogo; de realçar que o futebol integrado permite que todos os jogadores, dependendo das suas limitações e capacidades, contribuam de forma ativa e única para o sucesso do jogo.

Na opinião de Carolina Vila-Chã (docente do Politécnico da Guarda) coordenadora do projeto, esta iniciativa constituí um verdadeiro “pontapé de saída” do Futebol Integrado em Portugal e, simultaneamente, uma oportunidade para os alunos dos cursos de Desporto do IPG e técnicos das IPSS ganharem competências técnicas, metodológicas e pedagógicas nesta nova modalidade desportiva.

O referido curso foi iniciado, no IPG, no passado dia 17 de Maio o curso para árbitros e treinadores de futebol integrado, tendo a sessão de abertura, e o programa desse dia, contado com a intervenção do Presidente da Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência, Mário Lopes. A segunda sessão do curso teve lugar na passada sexta-feira, 19 de Maio, prosseguindo no próximo sábado; o curso tem por objetivo promover e disseminar um conhecimento abrangente das leis do jogo desta nova disciplina, podendo desta forma promovê-la nos seus círculos através da criação de equipas de Futebol Integrado que possam participar em competições europeias.

No final do curso os participantes (técnicos de desporto, professores de educação física, estudantes da área do desporto) receberão um certificado europeu com qualificação técnica como Treinador ou Árbitro de Futebol Integrado.

Comentários dos nossos leitores
Pedro Martins pedromar30@gmail.com
Comentário:
Oi olá, queria implementar aqui pelo alentejo mais propriamente por Portalegre, e tentar incutir na cerciportalegre esse desporto, por isso vos peço se possível me enviem as normas leis e regras desse desporto.
 

Sobre o autor

Leave a Reply