A XIIIª edição do TeatroAgosto – Festival Internacional de Teatro ao Ar Livre começa amanhã no Fundão, numa organização da companhia ESTE – Estação Teatral.
Até dia 27 serão apresentadas dezassete peças, dois espetáculos musicais apresentados por dez grupos de teatro e dois de música e terá ainda lugar a IIIª mostra de curtas-metragens “Os Filmes da UBI”. Este ano a participação internacional será garantida por companhias provenientes do Brasil (Teatro & Cidade e Circo no Ato), de Espanha (Asaco Producciones e Quico Cadaval), a que se juntam mais grupos portugueses (Este, Trincamatraca, Ovo Alado e Ajidanha). O palco central do festival será o espaço ao ar livre de A Moagem, mas estão programadas representações na zona antiga do Fundão, durante o fim-de-semana, e haverá extensões em Castelo Branco, Alcaide, Souto da Casa e Silvares. O TeatroAgosto começa amanhã (21h30) com a estreia absoluta das classes de teatro da ESTE, que vão protagonizar “O Inspetor Geral”, baseado num texto de Nicholas Gogol.
Outro destaque desta mostra é a participação do contador de histórias galego Quico Cadaval que, no dia 26, participará numa conferência sobre a técnica dos contadores e no último dia do festival (22 horas) juntar-se-á a Jorge Serafim para uma sessão de “ContosAgosto”. Segundo a organização, o espetáculo vai juntar em palco «dois dos maiores contadores da Península Ibérica». Antes disso, pelas 17 horas, dar-se-á início à tradicional “Marcha dos Andadores”, pela Avenida da Liberdade. O TeatroAgosto tem um orçamento de 40 mil euros e é apoiado pela Direção-Geral das Artes e Município do Fundão.