Arquivo

Spraggett de fora do Mundial de Xadrez

Empate e derrota nas últimas partidas comprometeram aspirações do primeiro tabuleiro do GX Guarda

Ainda não é desta que o GMI Kevin Spraggett, primeiro tabuleiro do Grupo de Xadrez da Guarda (GXG), vai regressar ao Mundial da modalidade. O xadrezista canadiano comprometeu a sua participação naquela competição de topo do xadrez internacional ao perder inesperadamente perante o MF Eric Lawson na última ronda do Campeonato do Canadá, prova de apuramento para o Campeonato do Mundo. Uma única derrota bastou para pôr fim às aspirações de Spraggett, que ganhou quatro partidas e empatou outras tantas, e atirar um dos então líderes do torneio canadiano para a sétima posição final.

Kevin Spraggett (Elo canadiano de 2.630 pontos) permaneceu invicto até à oitava jornada e integrou o quarteto de xadrezistas, formado pelo GMI Dimitri Tyomkin (2541), o MI Pascal Charbonneau (2502) e o FM Goran Milicevic (2318), que liderava o torneio. O primeiro tabuleiro do GXG somava então quatro vitórias e três empates, depois ter ganho na sétima jornada ao FM Robert Hamilton e de ter empatado nas duas rondas anteriores com o MI Pascal Charbonneau (2502), que acabou por ganhar a prova, e o MI Mark Bluvshtein (2489). Na terceira jornada tinha ganho a Miladin Djenkovic (2279) e na quarta ao FM Zhe Quan (2420). Contudo, Spraggett “vergou” à oitava partida frente a Goran Milicevic, cedendo um empate comprometedor para as suas aspirações, e perdeu no final com Eric Lawson, que garantiu o segundo lugar do campeonato, deixando escapar o apuramento para a fase final do Campeonato do Mundo, de que esteve afastado na edição anterior. Em compensação, o canadiano integra a equipa nacional que vai disputar a Olimpíada de Xadrez, a realizar em Maiorca (Espanha), de 14 a 31 de Outubro.

Por cá, o Nacional de Semi-Rápidas já tem data e local definidos. O torneio vai disputar-se em Montemor-o-Velho a 18 de Setembro e deverá contar com a participação do Grupo de Xadrez da Guarda e do Clube de Xadrez de Seia. No domingo disputa-se o tradicional “Open” de Viseu, patrocinado pela Feira de S. Mateus, em oito sessões de jogos de 20 minutos para cada xadrezista.

Sobre o autor

Leave a Reply