O Sporting da Mêda, campeão distrital da Guarda, não foi além de um empate a uma bola no jogo de apresentação aos seus associados realizado na tarde do último sábado. O encontro frente ao Oliveira de Frades foi o penúltimo antes da primeira partida oficial da época agendada para este domingo na receção aos Pescadores da Costa da Caparica para a primeira eliminatória da Taça de Portugal.
O médio Camilo (ex-Sabugal), o avançado Luís Miguel (ex-Tondela) e o defesa Rui Alves (ex-Freixo de Numão), para além do ainda júnior Cláudio, foram as novidades na apresentação do plantel, cuja grande maioria transita da última época, enquanto que o defesa André se encontra a cumprir um período de experiência. Luís Miguel e Cláudio foram as únicas novidades no onze inicial apresentado por Artur Lobão e curiosamente foi o ex-juvenil que inaugurou o marcador à passagem do minuto 28. Após um passe em profundidade, Cláudio, de apenas 17 anos, isolou-se frente ao guardião contrário e com muita tranquilidade rematou fora do alcance de Gito, arrancando aplausos aos adeptos presentes. Os dois técnicos aproveitaram o jogo amigável para utilizarem bastantes jogadores e, aos 47’, a formação do distrito de Viseu esteve muito perto do empate com Semedo a acertar em cheio na trave da baliza de Zé Luís. Volvidos seis minutos, o reforço Luís Miguel cruzou na direita para a pequena área onde Tibério viu André negar-lhe o golo com uma boa defesa. O empate surgiu aos 67’ com Zé Carlos a surgir sem qualquer marcação na área medense a empurrar para o fundo das redes. Aos 79’, Barra, de livre direto, obrigou o guarda-redes contrário a uma boa defesa e passados três minutos os forasteiros protestaram uma pretensa grande penalidade na área da Mêda, num lance em que Nuno Pedro recebeu ordem de expulsão de Silvério Sousa. Nos três jogos de preparação efetuados, a formação medense empatou dois e foi goleado em casa do Oliveira de Frades por 4-0. Para ontem, estava agendado novo jogo de preparação com o Sampedrense.
No final do encontro, o técnico medense mostrou-se satisfeito com um «bom treino», considerando que a equipa «está a ir no caminho certo». Deste modo, mostra-se confiante para o primeiro jogo oficial da época: «Acredito que a equipa está preparada para defrontar os Pescadores da Costa da Caparica. Falta-nos uma semana de preparação e espero que a equipa esteja melhor. Se assim não fosse era mau. O objetivo é passar à segunda eliminatória e chegar o mais longe possível», frisou. Entre os atletas utilizados, André, que está à experiência, substituiu David Reis no decorrer da segunda parte e a sua permanência ainda não está definida: «Se fica ou não isso é com a direção. Já disse à direção que esta equipa para ficar ainda mais forte precisava de mais dois ou três reforços», realçou, reconhecendo que «as condições não são muito favoráveis» para os dirigentes. Quanto ao campeonato que arranca dia 4 de setembro em casa do Infesta, o treinador indica que «o objetivo é a manutenção e tentar vencer jogo a jogo», apresar de reconhecer que a série B «é, por norma, a mais difícil da IIIª Divisão», embora garanta que «qualquer uma delas era difícil».
Ricardo Cordeiro