No jogo de apresentação aos associados, o Sporting da Covilhã esteve em bom plano na receção ao Vitória de Setúbal, da Superliga. Mas faltaram os golos num jogo em que não foi notória a diferença de escalão entre as duas equipas.
Numa partida típica de pré-época, em que os dois técnicos optaram por utilizar a grande maioria dos jogadores disponíveis, os adeptos dos serranos, que acorreram em bom número para um jogo disputado às 17 horas de uma quarta-feira, viram o Covilhã entrar melhor no encontro. Tulipa fez alinhar de início oito reforços, incluindo Pedro Ribeiro, que já fez parte do plantel, mas que na última temporada alinhou no Pampilhosa após uma lesão. Milton e os jovens costa-marfinenses Gui e Amian foram os únicos atletas que já estavam no clube a começar o encontro. Pedro Ribeiro foi o primeiro a tentar a sua sorte de fora da área, aos 8’ e 22’, mas o guarda-redes Diego opôs-se bem em ambas ocasiões. Aos 26’ foi a vez de Amian ter uma boa iniciativa na direita e rematar forte por cima da baliza do Vitória. Numa das poucas jogadas de ataque que protagonizou no primeiro tempo, o Setúbal esteve perto de marcar aos 31’, só que Zeca chegou ligeiramente atrasado a um cruzamento da direita. Aos 39’, Pedro Ribeiro, à boca da baliza, desperdiçou uma boa oportunidade para abrir o marcador após cruzamento de Filipe Fernandes.
O intervalo trouxe alterações e o jogo continuou numa toada morna. Até que aos 61’, o técnico setubalense fez entrar algumas das figuras da equipa e o Vitória passou a dominar o jogo. Passados três minutos, Bruno Severino, que representou o Covilhã na temporada passada, desperdiçou uma excelente oportunidade para marcar ao cabecear ao lado quando surgiu sozinho na área. Dez minutos depois, numa jogada idêntica, o mesmo jogador voltou a não acertar no alvo. Aos 78’, foi a vez do veterano Zé Pedro forçar Igor Araújo a uma boa defesa na marcação de um livre. Boa arbitragem. No final, Tulipa estava satisfeito com o comportamento da equipa, mas voltou a dizer que são necessários mais reforços, nomeadamente para o ataque e para a zona central da defesa, realçando que os atletas «se têm adaptado bem à minha ideia de jogo».
Entretanto, no último sábado, o Sporting da Covilhã foi derrotado pelo Gil Vicente (1-0) para o Troféu IMB Natura Hotéis. O golo foi apontado por Rui Faria, logo aos cinco minutos. Esta foi a primeira derrota da pré-época dos “leões da serra”, após três empates. Já este domingo, pelas 16 horas, os serranos disputam o primeiro jogo oficial da temporada na receção aos açorianos do Santa Clara, em jogo da primeira jornada do grupo B da Taça da Liga.
Ricardo Cordeiro