Estão a decorrer as Jornadas Culturais da Escola Profissional de Artes da Covilhã (EPABI) dedicadas aos “Sons e Sabores da Terra”.
Até domingo, há artesanato, produtos agrícolas e tradicionais, mas também música tradicional e erudita portuguesa. Durante a mostra, que está aberta ao público das 17 às 22 horas, os artesãos vão produzir peças únicas e os visitantes poderão participar em workshops, num sarau de contos e lendas, num concurso de cultura e tradições, num peddy-paper e conhecer uma quinta e palacete com atividade agrícola. O programa cultural contempla ainda documentários, exposições temáticas e concertos, um dos quais, agendado para domingo (18 horas), vai contribuir para ajudar os bombeiros da cidade. Para tal, o público é convidado a doar géneros alimentares não perecíveis ou a fazer um donativo monetário. Neste recital vão atuar as orquestras de cordas e sinfónica da EPABI, dirigidas pelo maestro Rogério Peixinho.
No domingo, a EPABI organiza, pelas 18 horas, um concerto de solidariedade para apoiar os Bombeiros Voluntários da cidade. A iniciativa surge no âmbito do Projeto de Responsabilidade Social e Ambiental “Vamos dar + vida à Serra” e tem lugar no auditório da escola. O projeto social da EPABI visa, «através da música, homenagear a missão, o trabalho cívico e humanitário e contribuir para a melhoria das condições de trabalho dos “soldados da paz», indica a organização em nota enviada às redações. Os presentes poderão ajudar com o donativo de alimentos não perecíveis, como leite e arroz, ou monetário, devendo este ser entregue a um dos professores responsáveis ou colocado nas caixas próprias no dia do concerto.