Com o Natal, chega a solidariedade. Na cidade da Guarda, sucedem-se as iniciativas para ajudar os mais carenciados. No último fim-de-semana, a Cruz Vermelha angariou cerca de uma tonelada e meia de alimentos junto dos clientes do Pão de Açúcar do centro comercial Vivaci.
A campanha surge na sequência do «crescente número de pedidos de ajuda recebidos na delegação da região», refere a instituição. O NERGA – Associação Empresarial da Região da Guarda está também a realizar uma recolha de bens não perecíveis até 7 de Janeiro. As doações terão como destino algumas das instituições de beneficência da cidade. Já a Federação Distrital da Juventude Socialista da Guarda está a organizar a campanha “Jovem Solidário”, que consiste na recolha de vestuário, brinquedos e livros usados, que deverão ser entregues nas sedes concelhias do PS até à próxima quinta-feira. Os bens obtidos revertem a favor da Aldeia SOS da Guarda.
Na Covilhã, está ainda a decorrer uma outra campanha de recolha de alimentos, vestuário, calçado e electrodomésticos para ajudar os agregados familiares mais carenciados. A iniciativa é organizada pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da UBI. Os interessados em ajudar podem entregar os bens na portaria principal da FCSH ou no gabinete de Carla Loureiro. Em Trancoso, uma acção similar está prevista para o Largo da Avenida entre segunda e domingo, dia de Natal. Os promotores, o Moto Clube D’El Rey, em parceria com a autarquia e a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens em Risco (CPCJ), esperam angariar bens alimentares não perecíveis, vestuário e brinquedos, que serão distribuídos pelos mais necessitados e algumas instituições. A entrega será realizada pelo Moto Clube e pela CPCJ após avaliação dos bens recolhidos.