Arquivo

Serra Shopping abre as portas no Outono

Maior centro comercial da Covilhã resulta da ampliação do actual hipermercado Modelo

O Serra Shopping, empreendimento que está a ser levado a cabo pela Sonae Sierra desde Agosto do ano passado na Covilhã, abrirá as portas ainda neste Outono, embora não haja por enquanto uma data definitiva. As obras estão a decorrer a bom ritmo, o que permitiu antecipar a abertura do maior centro comercial da cidade e o maior da Beira Interior até à concretização do Guarda Plaza, na cidade mais alta, cuja entrada em funcionamento está prevista para 2007.

O Serra Shopping contará com 89 lojas numa área bruta de 17.740 metros quadrados e de um parque de estacionamento com 898 lugares, dos quais 682 são cobertos. O investimento ascende a 27,6 milhões de euros. Com seis lojas âncora (supermercado Modelo, quatro salas de cinema Castello Lopes, Worten, Sportzone, Modalfa e Maxmat), 68 lojas satélite e 15 restaurantes, tudo indica que este espaço comercial seja «um sucesso», aponta Falcão Mena, administrador delegado para a Península Ibérica da Sonae Sierra. «A menos de um ano da inauguração», a imobiliária já assegurou a comercialização de 85 por cento da área bruta locável do shopping e a presença de grandes marcas como a Oysho, Bershka, Pull&Bear, Kiddys, Zippy, Salsa, Springfield, Lanidor e Livraria Bertrand. Actualmente, o centro comercial tem já a presença garantida de 15 lojistas locais, mas a ideia é reforçar «ainda mais» esta presença. Daí que a Sonae Sierra tenha desenvolvido na segunda-feira uma acção destinada exclusivamente aos comerciantes da região.

«Será mais um equipamento para atrair pessoas dos concelhos vizinhos», salienta Falcão Mena, esperançado que o Serra Shopping seja sentido «não como uma ameaça mas como um instrumento para melhorar a capacidade comercial» da Covilhã. Implantado num terreno de 25.375 metros quadrados na Quinta do Pinheiro, no eixo TCT, a administração da Sonae Sierra considera o investimento «viável», uma vez que os estudos de mercado realizados apontam para uma área de influência de «cerca de 109 mil pessoas a trinta minutos de carro e de cerca de 37 mil a dez minutos». Estima-se igualmente 4,1 milhões de visitas por ano e uma facturação da ordem dos 24,5 milhões de euros no primeiro ano de actividade. Além disso, o Serra Shopping criará 800 postos de trabalho directos.

O edifício, dividido em cinco pisos, possuirá a «imagem forte de um “resort” de montanha», descreve por sua vez o arquitecto responsável pelo empreendimento, que vai aliar a madeira com superfícies vidradas, pedra e alumínio. Materiais que se enquadram no ambiente de «montanha, serra, natureza e ar puro», salienta Fernando Silva, chamando a atenção para o logotipo, «a silhueta da serra com estrelas em forma de asterisco». De acordo com a Sonae Sierra, o centro comercial irá cumprir «com rigor» as normas de qualidade impostas pela empresa em termos de conforto, segurança, acessibilidades e protecção ambiental. A sua promoção e comercialização estarão a cargo da Sonae Sierra e da Cushman&Wakefield Healey&Baker.

Liliana Correia

Sobre o autor

Leave a Reply