A constatar pelas reservas hoteleiras, tudo indica que o “Réveillon” na Serra da Estrela vai ser um sucesso. Pelo menos assim espera José Pedro Afonso, director geral das unidades hoteleiras da Turistrela, concessionária do turismo na Serra da Estrela, tendo em conta que «há mais de dois meses» que os “chalets” de montanha, o Hotel Serra da Estrela, nas Penhas da Saúde, e o hotel “Varanda dos Carqueijais” estão «totalmente cheios» para a passagem de ano.
Com 78 quartos duplos, 9 suites, restaurantes para 150 e 130 pessoas, lojas de roupas, sala de jogos e campo de ténis, as duas unidades oferecem um pacote obrigatório de três noites (de segunda-feira a quinta). Os “amantes da neve” e do frio instalados nestas unidades vão podem contar com um primeiro jantar serrano, enquanto a última noite de 2003 vai ter animação e divertimento a rodos, onde não faltará um fogo de artifício e o “buffet” de S. Silvestre. Tudo por 400 euros por pessoa em quarto duplo. Os 63 “chalets” de montanha, situados junto ao Hotel Serra da Estrela, são também uma óptima escolha para quem quer passar o Fim de Ano com um grupo restrito de amigos. Com capacidade para seis pessoas, cada “chalet” possui três quartos duplos, duas casas de banho, “kitchnet”, uma sala, duas varandas e televisão, por 750 euros, só com o alojamento. A estância de esqui na Torre promete ser a escolha da maioria dos turistas para ocupar os dias. Localizada no ponto mais alto de Portugal, a quase dois mil metros de altitude, a estância foi remodelada oferecendo agora infraestruturas modernas, com meios mecânicos inovadores para satisfazer os desportistas. Quatro teleskis e uma telecadeira de quatro lugares, com um quilómetro de extensão e capacidade para transportar duas mil pessoas por hora entre os 1851 metros da base da estância e os 1988 metros no cimo da Torre, são alguns desses meios mecânicos.
Hotéis da Covilhã apostam nas actividades de tempo livre
No novo edifício da estância, um espaço com 1.200 metros quadrados, os turistas poderão encontrar um restaurante, loja de venda de equipamento, área de venda dos “fort-faits”, balneário, fraldário, casas de banho e um espaço infantil. Em alternativa, podem sempre dar um salto às pistas artificiais do “Skiparque”, em Manteigas, às Aldeias Históricas situadas na região (quase todas), aos castelos medievais, ao campo de golfe da Quinta da Bica ou visitar aos vários museus da região. As grandes unidades hoteleiras da Covilhã apostam também numa passagem de ano animado e com muitas actividades para ocupar os tempos livres. Com pacotes de quatro, três e dois dias, o Hotel Mélia Confort “D. Maria” promete sempre animação durante os jantares, um cokctail de fim de ano, jantar de gala, fogo de artifício, “buffet” e banda de animação «pela noite dentro» por preços que variam entre os 450 e os 350 euros por pessoa em quarto duplo, consoante o «número de noites do pacote», explica Rui Lourenço, director do hotel, que proporcionará ainda um passeio todo-o-terreno na Serra da Estrela. Com 87 quartos duplos e seis suites, o Hotel “D. Maria” tem já 90 por cento da sua lotação reservada, havendo ainda uma última possibilidade de recorrer aos 85 quartos do Hotel S. Eufémia, recentemente adquirida pela administração.
Já o Hotel de Turismo da Covilhã apresenta um programa de 4 dias e 3 noites com ementa regional, música tradicional portuguesa, jantar de gala com música o vivo, “buffet” de Ano Novo, música para dançar e “karaoke” na discoteca. Além disso, os clientes Clube têm ainda a possibilidade de desfrutar gratuitamente do ginásio, “jacuzzi” e piscinas, bem como um passeio todo-o-terreno na Serra da Estrela. Já os clientes Standard visitarão as Aldeias Históricas. Os preços variam entre os 360 euros e os 280 euros por pessoa em quarto duplo no Serviço Standard, consoante o dia de entrada, e os 425 euros e os 338,50 euros por pessoa em quarto duplo, no Serviço Clube. Há descontos para as crianças dos 6 aos 10 anos.
Hotéis da Guarda quase cheios
O frio da cidade da Guarda parece estar também a cativar os turistas para esta passagem de ano, pelo menos a julgar pelos dados fornecidos pela gerência do Hotel Turismo. Segundo a directora, Manuela Almeida, o hotel regista uma taxa de ocupação de «95 por cento», número que espera completar nos próximos dias. O programa conta com o tradicional “buffet” de S.Silvestre, seguido de música ao vivo, sendo o preço por pessoa de 80 euros. Fora da cidade, mas também na região, o Hotel de Gouveia oferece preços diferentes para uma passagem de ano que começa a 31 e vai até 4 de Janeiro. Para quatro noites, o preço por pessoa, em quarto duplo, é de 339 euros, enquanto que para cinco noites o mesmo quarto duplo custa 379 euros em regime de meia pensão. Não está agendada qualquer outra animação para além do habitual baile, que começa logo depois das zero horas.
O Hotel Mirra Serra, em Celorico da Beira, também não ficou de fora da programação especial da passagem de ano. O preço por pessoa é de 75 euros, mas o programa propõe um preço mais reduzido de 50 euros que não inclui jantar. António José Baptista, responsável do hotel, confirma uma taxa actual de ocupação da ordem dos «50 por cento», mas espera atingir nós próximos dias os 80 por cento. Um programa vasto que vai do dia 28 de Dezembro até cinco de Janeiro e possibilita a prática de outras actividades inseridas num programa específico, intitulado “À Descoberta da Serra da Estrela”, com visitas guiadas a castelos, igrejas, solares, passeios todo-o-terreno, entre outros. Os preços variam de acordo com o número de noites, 260, 250 e 220 euros para 5, 4 e 3 noites, respectivamente. Informação histórica e cultural, com assistência permanente e animação nocturna, rematam as propostas de uma passagem de ano à beira serra.
Liliana Correia