Arquivo

Seminário internacional assinala primeiro Dia Municipal do Ar na Guarda

Encontro deverá ser o primeiro passo para uma maior aposta no bioclimatismo através do binómio “Guarda – Cidade da Saúde”

A “Saúde e Qualidade do Ar” é o tema central do seminário internacional agendado para dia 10 no TMG. A importância da poluição na qualidade do ar, os poluentes domésticos, as doenças respiratórias e as novas iniciativas bioclimáticas são os assuntos em destaque num encontro que quer colocar a cidade no roteiro do bioclimatismo.

«É um projeto estratégico muito importante do ponto de vista social e económico para a região», defendeu Joaquim Valente em conferência de imprensa. Segundo o presidente da Câmara, o seminário tem em vista o «desenvolvimento territorial», não esquecendo «as condições únicas do clima e a qualidade do ar» local. “Cidade Bioclimática Ibérica” desde 2004, a Guarda tem condições que permitem «desenvolver o turismo de saúde, nomeadamente para tratamento de doenças do foro respiratório», sustenta o edil. A par do seminário, a autarquia tem a decorrer o concurso público para a certificação e mediação da qualidade do ar, que conta já com três propostas.

Um dos parceiros é o Instituto Politécnico da Guarda (IPG), que já está a trabalhar o conceito de “biocasa climática”, bem como uma futura profissionalização na área. «Queremos criar um curso de especialização, pois julgamos que é importante capacitar técnicos para dar suporte ao bioclimatismo», considerou Constantino Rei, presidente do IPG. Já Vasco Lino, presidente do Conselho de Administração da ULS Guarda, lembrou o trabalho da unidade neste campo, acrescentando que foi discutida com a Câmara «a utilidade a dar ao edifício Rainha Amélia». Ao que tudo indica, o histórico imóvel deverá ter atividades «que tenham o enquadramento do bioclimatismo».

Os outros parceiros do seminário são a Universidade da Beira Interior e a Guard’Ar, estimando-se que o projeto seja financiado a 90 por cento pelo PROVERE – Mais Centro. A ação surge também no âmbito do manual de boas práticas da rede de cidades CENCYL, onde a Câmara da Guarda destacou o bioclimatismo e a qualidade do ar. Em paralelo, a organização vai promover um concurso de fotografia, em conjunto com o Fotoclube da Guarda, e um espetáculo nos claustros do Paço da Cultura nos dias 10 e 11, com a participação do Grupo de Teatro da Vela – Gambozinos e Peobardos e de outros grupos do concelho. Mais informações e inscrições em www.respira.mun-guarda.pt.

Sara Quelhas

Sobre o autor

Leave a Reply