Está a decorrer na Bendada (Sabugal) a Semana Cultural de Natal com uma programação que inclui música, teatro, exposições e a exibição de um documentário, tudo na Casa da Música.
A atividade está a decorrer até domingo, tendo como «ponto alto» um concerto à beira do madeiro, no adro da igreja, na noite de Consoada, indica a organização. O evento começou no domingo passado com a inauguração da exposição de escultura de Carlos Pinto e um concerto pela Escola de Música de Bendada. Entretanto, está patente uma mostra de fotografia do jornalista Vítor Andrade, intitulada “Bendada. Pessoas, lugares e tradições”, que na noite de terça-feira apresentou o documentário em vídeo “Bendada, 30 anos de memórias”. No teatro, o destaque vai para o “Auto de Natal”, pelo Grupo de Teatro da Bendada, que será representado no dia de Natal (16 horas), enquanto no sábado, à mesma hora, o Grupo de Teatro de Caria representa a peça “As Lavadeiras”.
Na área da música estão agendados vários concertos com jovens instrumentistas formados na Escola de Música da Bendada, nomeadamente Diogo Andrade, atualmente a frequentar o conservatório de Maastricht (Holanda). O guitarrista vai atuar na quarta-feira (21h30). No dia de Natal será a vez de Inês Andrade subir ao palco para um concerto de piano (21 horas). A jovem está a fazer o doutoramento de Artes Musicais na Universidade de Boston (Estados Unidos da América) depois de ter concluído o mestrado na Universidade de Nova Iorque. Nessa tarde há um momento de fado por Laetitia Alves, que integra o projeto musical denominado “ZOP”. A Semana Cultural de Natal termina no domingo (22 horas) com um concerto de violoncelo e flauta transversal. Com esta iniciativa, a Bendada «quer ser um exemplo para o resto das aldeias desertificadas do interior do país», pondo em prática o lema da Casa da Música: «Aqui, combatemos a desertificação com cultura».