Arquivo

Semana Académica da UBI vai realizar-se num novo espaço

De 16 a 20 de Maio, a festa dos estudantes vai decorrer na discoteca “& Companhia” com três palcos simultâneos

A tradicional festa dos estudantes finalistas da Universidade da Beira Interior (UBI), que se realizará de 16 a 20 de Maio, vai decorrer este ano na discoteca “& Companhia”, com três palcos de animação e concertos simultâneos.

Esta é, de resto, a grande novidade da Semana Académica, organizada pela Associação Académica da UBI, onde os Hands on Approach, Mind da Gap e os Blasted Mechanism surgem como os nomes fortes de um cartaz que volta a apostar fortemente na actuação de DJ’s. Neste rol, destacam-se Carlos Manaça e Pete Tha Zouk. Desta vez, e ao contrário do que vinha acontecendo nas festas anteriores, os DJ’s não vão passar música apenas ao fim dos concertos, mas desde a abertura das portas da discoteca (às 23 horas), na pista principal da “& Companhia”. Ao mesmo tempo, e num outro palco (com acesso através da antiga pista de “house”), decorrerão os concertos num pavilhão contíguo à discoteca ou numa tenda que será montada para o efeito. Seja qual for a solução adoptada, este espaço (que será o palco principal) terá capacidade para duas mil pessoas. Já o terceiro espaço de animação – a pista superior da discoteca – será reservado para o “chill out”: um ambiente patrocinado pela Lipton, onde os estudantes poderão descontrair nos puffs que ali serão colocados e provarem chás.

O novo modelo da Semana Académica, que tal como a Recepção ao Caloiro, vinha sendo realizada há já alguns anos no pavilhão da Associação Nacional dos Industriais de Lanifícios (ANIL), advém de uma parceria com a empresa “Olá Noite”, constituída há cinco anos para explorar um outro espaço nocturno da cidade, sendo agora a proprietária da “& Companhia”. Desta forma, a AAUBI pretende colmatar os prejuízos financeiros adquiridos neste evento e, ao mesmo tempo, recuperar o espírito académico nesta festa. «Todos os anos, os estudantes da UBI optam pelas festas de Lisboa, Porto ou Coimbra. Por muito esforço que façamos, é impossível fazer uma Semana Académica como as deles. Por isso, precisávamos de fazer algo diferente, que funcione como um chamariz para os estudantes», explicou Ricardo Cunha, responsável pela secção cultural da AAUBI. Admitindo que «não se trata de um cartaz fora do normal» e com grupos «que já passaram» pela Covilhã, a grande aposta desta Semana Académica passa pela oferta de um espaço novo com três ambientes simultâneos, acrescentou Bruno Carneiro, presidente da AAUBI. «É algo inédito», adiantou, relembrando ainda que esta concessão à “Olá Noite” vai permitir «poupar à partida» cinco mil euros que eram gastos todos os anos na utilização do pavilhão da ANIL, para além dos gastos no aluguer dos autocarros (1.500 euros) e nas casas de banho portáteis (mil euros).

Tal como vem sendo habitual, a festa começa terça-feira à meia-noite com a Serenata no largo do Calvário com o grupo de fados de Coimbra. Uma hora depois, a animação continua na discoteca. Só neste dia é que haverá autocarro para transportar os estudantes. No dia seguinte (17 de Maio), as actividades começam com o Rally das Tascas (às 14h30), enquanto que a animação será feita a partir das 23 horas com as actuações da Desertuna – Tuna Masculina da UBI, dos Ferro e Fogo e dos Hands on Approach. No palco 2, actuarão os DJ’s Martin e Ruizinho. Dia 18, a tarde começa com jogos tradicionais, enquanto que a noite está reservada para o Arraial da Cerveja com a actuação da Orquestra Académica Já B’UBI & Tokuskopus, Meidin, Jaimão e os DJ’s Das Senas e Rui Cenoura. Dia 19 realiza-se a Corrida à Loura durante a tarde, como forma de aquecimento para a actuação das Moçoilas, da Banda do Até Já, Mind da Gap e os DJ’s Simon e Pete Tha Zouk. No último dia, o da Bênção das Pastas, a festa termina com a actuação dos Blasted Mechanism e dos DJ’s Luís Veiga e Carlos Manaça. O orçamento da Semana Académica ronda os 100 mil euros. O bilhete geral para sócios da AAUBI é de 18 euros, enquanto que para os estudantes em geral é de 20 euros e para os não estudantes de 30 euros, havendo ainda preços diários. De realçar ainda que os preços para bebidas e comidas serão preços académicos e não os habituais da discoteca.

Liliana Correia

Sobre o autor

Leave a Reply