A selecção feminina de voleibol disputa, a partir de amanhã, na Guarda, a segunda ronda de qualificação da poule F para o Europeu de 2011. Até domingo, Portugal vai defrontar a Bulgária, Grécia e Finlândia no pavilhão municipal de São Miguel. Na próxima semana, as portuguesas viajam para a Bulgária, onde se realiza a segunda volta deste mini-torneio.
Na Guarda, o primeiro adversário de Portugal é a Finlândia, numa partida agendada para as 20h30 de amanhã, após o encontro entre Bulgária e Grécia. As gregas jogam com as portuguesas no sábado (19h30), enquanto búlgaras e finlandesas defrontam-se pelas 17 horas. A última jornada acontece no domingo com os jogos Grécia-Finlândia (15 horas) e Portugal-Bulgária (17h30). Se ficar em primeiro lugar nesta poule, a selecção nacional apurar-se-á directamente para o Europeu, que vai decorrer em Itália e na Sérvia no próximo ano. Se for segundo, Portugal terá de defrontar o segundo classificado da poule B, composta por República Checa, França, Hungria e Áustria. A comitiva lusa chegou à cidade na segunda-feira, após um estágio em Resende. Gilda Harris, seleccionadora nacional, diz contar com «um bom desempenho» na poule de qualificação e aponta para os dois primeiros lugares da classificação.
«Não tenho grandes conhecimentos sobre os nossos adversários, mas creio que eles também não saberão muito sobre nós. Independentemente disso, é óbvio que a favorita deverá ser a Bulgária. É uma equipa que tem um nível e uma projecção internacionais. Grécia e Finlândia são incógnitas, mas deverão estar ao nosso alcance e, se isso acontecer, vamos fazer tudo para vencê-las», disse a técnica cubana, sublinhando que o objectivo é a qualificação. A formação de Portugal é composta por Aline Timm, Ana Filipa Félix, Ana Couto, Daniela Loureiro, Joana Resende, Maria Carlos Santos, Maria Miguel Santos, Renata Guerreiro, Vanessa Rodrigues, Ana Monteiro, Bonémia Gomes, Joana Neto, Mariana Alexandre, Marta Hurst e Joana Polido. O torneio é organizado pela Federação Portuguesa de Voleibol, em colaboração com a Câmara da Guarda.