Arquivo

Seleção oficial da próxima edição com 80 filmes

CineEco

Cerca de 80 filmes, de 20 países, vão estar a concurso na 21ª edição do CineEco – Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela, que decorre em Seia de 10 a 17 de outubro.

A edição deste ano é inspirada na encíclica papal sobre as alterações climáticas e ambiente. Há longas e curtas-metragens na secção internacional, séries e documentários de televisão, longas e curtas-metragens da competição da lusofonia e do panorama regional. «Todos os filmes manifestam a preocupação e o reconhecimento da responsabilidade da mão humana no aquecimento global e a necessidade de mudarmos o nosso estilo de vida, para salvar o planeta», sublinha a organização em comunicado. Nas longas-metragens da competição internacional destacam-se filmes como “Todo o Tempo do Mundo” (Suzanne Crocker, Canadá), “Ao Contrário” (Anne Closset, Bélgica), “Gelo Negro” (Maarten van Rouveroy van Nieuwaal, Holanda/Rússia), “Planetário” (Guy Reid, Reino Unido/EUA) e “MaldiMare” (Matteo Bastianelli, Itália).

O filme de abertura do CineEco é “A Hora do Lobo”, do realizador francês Jean-Jacques Annaud, e a película “Muros e o Tigre’, da realizadora Sushma Kallam (Índia), será exibida no encerramento. «O festival reúne anualmente as mais recentes produções nacionais e internacionais sobre questões ambientais de modo a provocar debates e contribuir para ampliar o conhecimento e a consciência sobre as mudanças comportamentais necessárias, de governos, empresas e indivíduos, pela preservação da vida no planeta», refere o diretor do festival, Mário Jorge Branquinho. O CineEco é o único festival dedicado à temática ambiental realizado em Portugal e decorre anualmente em outubro, de forma ininterrupta, desde 1995, por iniciativa da Câmara de Seia.

Sobre o autor

Leave a Reply