O município de Seia rejeita a hipótese da Serra da Estrela ser atravessada por túneis. Eduardo Brito, presidente da autarquia, considera que esta opção «não é viável», quer pelos custos, quer pelo tempo que levaria a concretizar.
«Seia não está disposta a esperar mais 50 anos por estes acessos e considera que alguns daqueles que agora defendem os túneis, o fazem porque já estão servidos de boas acessibilidades», lê-se num comunicado, numa alusão à posição favorável de Carlos Pinto. O autarca sublinha ainda que os túneis não dariam lucro às construtoras e que «o concelho não pode esperar muito mais tempo pelos acessos», pois está em causa a sua desertificação. «Os túneis, um dos três traçados, no âmbito do estudo elaborado pelo Governo, é aquele que maior custo tem e menos benefícios traz», reitera a autarquia no documento. A O INTERIOR Eduardo Brito refere que «a melhor opção será contornar a Serra», uma vez que «serve mais populações e sai mais barato». No entanto, o edil diz compreender a posição Manteigas, mas considera que «o problema terá de ser contornado de outra forma».
Entretanto, está disponível na Internet, desde o início da semana, uma petição em defesa da travessia, por túnel, da Serra da Estrela. O documento é dirigido à Estradas de Portugal (EP) e já foi subscrito por mais de três centenas de pessoas. Esta petição surge no âmbito do Plano Rodoviário Nacional na Região do Centro Interior (IC6, IC7 e IC37) e do Estudo de Avaliação Estratégica, encomendado pela EP, que está em consulta pública até 12 de Fevereiro. Há três traçados possíveis para estas ligações. O cenário A prevê a construção de três novas estradas: o IC6, entre Coimbra e Covilhã; o IC7, entre Venda de Galizes e a A25 (em Celorico da Beira ou Fornos de Algodres); e o IC37, entre Seia e Viseu. O cenário B assenta no IC7, entre a Covilhã e Viseu, com túneis para atravessar a Serra da Estrela, o maior dos quais com de 8,5 quilómetros entre Manteigas e Seia/Gouveia. Quanto ao IC6, está previsto que ligue Coimbra e a A25 no distrito da Guarda. Já o cenário C é a adaptação do perfil em X apresentado no cenário B, mas contornando a Serra da Estrela a Sudoeste entre Sandomil, São Gião e Vide, para onde são previstos túneis mais pequenos.
A utilização das vias em estudo é mais intensa no cenário B, com uma previsão de tráfego médio diário anual de 8.500 veículos, e menor no Cenário A, com 7.350 veículos. O cenário C apresenta um valor intermédio de 8.050 veículos. «A solução dos túneis, considerada no Cenário B, é a que melhor satisfaz as populações na transposição da Serra da Estrela no que se traduza em rapidez, conforto, segurança, e consequentes níveis de poupança de combustível, libertação de CO2 e poluição», pode ler-se na petição, que está disponível em http://www.petitiononline.com/tuneisSE/petition.html.
Tânia Santos